Plano de Prevenção de Ilícitos Administrativos divulga resultados de 2020

92% do Plano de Prevenção de Ilícitos Administrativos da Controladoria Geral do Estado de MG (CGE) foi executado no ano de 2020. É o que aponta relatório divulgado ontem (12/04/2021), no site da CGE, pela corregedoria do órgão.   

 

O relatório apresenta os resultados das 27 ações propostas pelo Plano de Prevenção de Ilícitos Administrativos, plano que inovou em apresentar diretrizes e orientações com o objetivo de reduzir a instauração de processos administrativos por meio da prevenção.

 

Lançado em meio à pandemia de Covid-19, as ações precisaram ser adaptadas para serem executadas em forma remota. “Os resultados superaram as nossas expectativas e demonstram que conseguimos suplantar as adversidades, os impactos e os desafios impostos pela pandemia de uma maneira inovadora”, afirmou o corregedor-geral do Estado, Vanderlei Daniel da Silva. “As ações no eixo Educação, por exemplo, atingiram 272% da meta”, continuou Vanderlei.

 

As ações do Plano de Prevenção de Ilícitos Administrativos foram organizadas em quatro eixos temáticos de atuação: educação, controle, normatização e atuação em rede. As ações definidas de Educação resultaram em 5.765 pessoas capacitadas e mais de 40 mil pessoas sensibilizadas por ações orientativas.  

 

“A CGE reitera a importância da prevenção, sendo o Plano de Prevenção de Ilícitos Administrativos uma relevante contribuição no sentido de reforçar a nossa missão de agregar valor ao serviço público e contribuir para o aprimoramento da gestão pública estadual”, concluiu o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle. 

 

Em continuidade e consolidação da prevenção de irregularidades no serviço público, o Plano foi regulamentado pela Resolução CGE nº 12, de 06 de abril de 2021 e foram propostas ações com estimativa de execução para 2021.

 

Afinal, PREVENIR TAMBÉM É A NOSSA VOCAÇÃO!