Portal Coronavírus amplia transparência das políticas públicas do Governo do Tocantins no combate à pandemia

08 de Outubro de 2020 ← ver outras

A página apresenta dados de fácil acesso e reúne informações de várias fontes sobre a Covid-19

 

O Governo do Tocantins criou o Portal Coronavírus - http://coronavirus.to.gov.br/, ferramenta que amplia a transparência e promove o controle social na divulgação das ações relativas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.  O portal reúne dados como gastos públicos, informações de saúde, ações de prevenção e boletins epidemiológicos diários, e notícias. Além disso, está sincronizado com o Portal da Transparência do Governo do Estado, principal ferramenta de transparência pública da gestão.

 

O Portal Coronavírus foi desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e é alimentado a partir de dados e informações de diversos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. À Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) coube o desenvolvimento do sistema de contratos da Covid-19. Além disso, aprimora constantemente o sistema e orienta as pastas na disponibilização das informações no Portal.

 

Também cabe à CGE-TO, a integração em um só lugar de todas as informações relativas às ações de governo ligadas ao combate à pandemia, facilitando assim o acesso ao cidadão. “Com a centralização de todas as informações no Portal Coronavírus pela Administração Pública Estadual é possível checar, de forma ágil, dados tanto da área de saúde, como de recursos financeiros destinados ao enfrentamento da pandemia”, destaca o gerente de Transparência e Controle Social da CGE-TO, Lucas Souza Luz.

 

Aprimoramento

 

Para o secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, a criação do Portal Coronavírus integrado ao Portal da Transparência trouxe ainda mais destaque à divulgação dos dados referentes às ações da Covid-19. “O aprimoramento das ferramentas, de modo que contribua para um maior acompanhamento das ações e dos gastos públicos, é uma preocupação do governador Mauro Carlesse desde o início da pandemia. Por isso, a nossa equipe está sempre empenhada em disponibilizar as informações e cada vez com mais clareza e agilidade para todos os setores da sociedade”.

 

O gestor também relembrou que a integração dos portais colaborou para que o Tocantins melhorasse os indicadores no Ranking de Transparência no Combate à Covid-19. No último levantamento, divulgado em setembro, o Estado alcançou 98 pontos (conceito ótimo) e passou a ocupar a 7ª posição no estudo que vem sendo realizado pela Organização Não Governamental (ONG) Transparência Internacional – Brasil, desde o início da pandemia.

 

Aba Portal da Transparência

 

O acesso ao Portal da Transparência através do site, ocorre por uma aba de mesmo nome, disponibilizada na página principal. Neste, estão disponíveis para consulta, todos os processos referentes às aquisições e aos contratos realizados no contexto da Covid-19. Além de consultar as despesas, também é possível acessar as doações recebidas pelo Governo para o combate à pandemia.

 

Aba Integra Saúde

 

Outra aba disponível é a do “Portal Integra Saúde”,  http://integra.saude.to.gov.br/covid19  -, da Secretaria da Saúde (SES), que reúne informações como números da doença e de leitos no Estado; orientações aos municípios; planos de contingência, relatórios situacionais e estatísticas hospitalares.

 

Aba Comitê Gestor

 

Na aba “Comitê Gestor”, o usuário tem acesso à página com informações sobre a atuação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus. A instância foi instituída pelo Decreto Estadual  nº 6.064, de 12 de março de 2020, e é formada por 16 órgãos e entidades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

 

É função do Comitê o acompanhamento, incentivo e proposição de medidas que contribuam para o combate à pandemia e para a transparência das ações relacionadas ao painel epidemiológico e aos recursos aplicados no enfrentamento à pandemia no Estado.

 

Aba Legislação aplicada

 

É disponibilizada também a aba “Legislação aplicada à Covid-19”. Nessa área estão inseridos decretos, instruções normativas, portarias, resoluções, dentre outras normas criadas para atender as demandas do contexto da pandemia.

 

Para facilitar o acesso, os documentos foram separados por temas como: contratações emergenciais, educação-calendário escolar, doações, jornada de trabalho dos servidores, políticas sociais, medidas fiscais e de estímulo econômico, dentre outros.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
ascom@controladoria.to.gov.br     
www.cge.to.gov.br 

63 3218-2434 / 63 98416-9057
 
Valdenice Rodrigues
Jornalista 
DRT 120/TO    
63 99294-6478 (WhatsApp e tel)

Gabriela Glória 
Jornalista 
DRT 590/TO



Secont multa CFC por criar empresa ‘laranja’ para burlar descredenciamento do Detran

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) condenou dois Centros de Formação de Condutores (CFCs) por fraudar contrato administrativo e por constituir...

saiba mais

Escola de Controle Interno deve capacitar 170 servidores no mês de novembro

Mais de 170 servidores do Poder Executivo Estadual devem ser capacitados dentro da agenda de eventos promovidos pela Escola de Controle Interno Professor...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018