Portal da Transparência do município de Campo Grande adere ao VLibras Widget

Com o objetivo de tornar as informações públicas ainda mais acessíveis à todos os cidadãos, a Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência (CGM) em parceria com a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), implementou ao Portal da Transparência do Município a ferramenta VLibras Widget.

 

A plataforma passou por uma atualização, a nova versão do VLibras utilizada pela Prefeitura de Campo Grande, traduz de forma automática os conteúdos, não sendo mais necessário que o usuário acesse o site e baixe a plataforma em seu computador ou dispositivo móvel.

 

O secretário da CGM, Luiz Afonso de Freitas Gonçalves destacou que o projeto é inovador e de grande importância para o Município, tornando possível o acesso aos dados abertos da Prefeitura às pessoas com deficiência auditiva.  

 

“É necessário incentivar os órgãos do Poder Público a aderirem a ferramenta que só traz benefícios e gera inclusão.”, ressalta Luiz Afonso.

 
O VLibras é resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

O projeto consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

 

O diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, Paulo Fernando Cardoso ressaltou as funcionalidades do projeto.
 

FONTE:

Dayane Leice
Assessoria de Imprensa – CGM
67 99263.0338