Portal da Transparência registra mais de 103 mil acessos no primeiro semestre deste ano

Desse número, um total de 50.004 mil são de novos usuários que visitaram a ferramenta de janeiro a junho

 

De janeiro a junho deste ano, o Portal da Transparência do Governo do Tocantins – http://www.transparencia.to.gov.br –, recebeu um total de 103.607 mil acessos. O quantitativo é superior ao mesmo período de 2020, quando se registrou 99.084 mil visitas à plataforma, que é a principal ferramenta institucional a serviço da transparência pública.

 

É relevante considerar que do montante de acessos deste ano, 50.004 mil são de usuários que visitaram o Portal pela primeira vez. Numa comparação com o mesmo período do ano anterior, o número de novas visitas cresceu em 4,5 mil, quando se registrou 47.184 mil novos visitantes.

 

Quanto aos usuários que já conheciam a ferramenta e voltaram a visitá-la, somam-se 53.603 mil no primeiro semestre deste ano. O número também é superior ao de 2020, que registrou 51.900 mil novas visitas.

 

Os dados são da Ouvidoria-Geral do Estado, unidade administrativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), responsável pela gestão do Portal.

 

Resultados

 

Observa-se que a tendência no aumento do número de acessos é reflexo de melhorias na estrutura e na atualização dos dados na ferramenta. “A gestão é voltada para a alimentação ágil das informações no Portal por parte dos órgãos, bem como para que a manutenção do seu funcionamento seja eficaz, de modo que atenda ao objetivo de promover a transparência pública”, destaca o secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda.

 

O Secretário ressalta ainda que o esforço da administração do governador Mauro Carlesse é pela garantia da transparência das informações de Governo e pelo fortalecimento do controle social. “É através do Portal que o cidadão pode acompanhar a aplicação de recursos nas políticas públicas participando da gestão ao contribuir com as decisões de Governo. É por isso que o fomento ao controle social é também uma das prioridades da atual administração”, reforça o gestor.

 

 O Portal

 

O Portal da Transparência reúne informações como receitas e despesas; licitações; contratos; obras e prestações de contas. Os dados são alimentados por todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Ano passado, devido à pandemia, foram criadas novas abas de acesso para acompanhamento dos contratos e aquisições para o enfrentamento da Covid-19. Além disso, foi sincronizado com os portais Coronavírus e Integra Saúde, que reúnem informações como boletins epidemiológicos diários, estatísticas hospitalares, vigilância laboratorial, orientações preventivas e notícias.

 

Vale ressaltar que está em fase de construção o novo Portal da Transparência, cuja estruturação está sendo desenvolvida pela ATI. O aperfeiçoamento conta com sugestões dos próprios usuários que se manifestaram por meio de consulta pública realizada em 2020.

 

Fonte:

CGE-TO