Portal Transparência divulga contratos emergenciais para o combate ao coronavírus

03 de Abril de 2020 ← ver outras

Ao acessar o Portal Transparência (http://www.transparencia.mt.gov.br), logo na capa, tem um banner sobre as despesas relacionadas ao enfrentamento da pandemia

 

Portal Transparência, mantido pela Controladoria-Geral da do Estado (CGE-MT) em conjunto com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), divulga as informações das despesas do Governo de Mato Grosso relacionadas ao enfrentamento do coronavírus.

 

Ao acessar o Portal Transparência (http://www.transparencia.mt.gov.br/), logo na capa, há um banner sobre as aquisições emergenciais de combate à pandemia. É só clicar no banner e consultar as despesas executadas com base na Lei Federal nº 13.979, de 2020.

 

Na página do Portal Transparência, estão disponibilizadas informações como: órgão contratante, nome do contratado (razão social), número de sua inscrição na Receita Federal do Brasil, objeto, valor e prazo contratual.  Também é possível fazer o download de documentos, como a nota de empenho, o parecer jurídico da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a íntegra dos contratos.

 

Os dados são atualizados diariamente no Portal Transparência, tendo como fonte de informação o Sistema Integrado de Aquisições Governamentais (Siag), sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

 

Quer dizer que o conteúdo somente estará disponível para consulta se cada órgão e entidade estadual inserir as devidas informações no Siag. Isso porque, com base nos dados alimentados no Sistema de Aquisições, a CGE-MT, então, faz o redirecionamento do conteúdo para o Portal Transparência do Estado.

 

Por conta disso, na última segunda-feira (30.03), a CGE-MT encaminhou aos órgãos e às entidades do Governo de Mato Grosso orientação técnica na qual requer a alimentação do Siag com as informações acerca das aquisições emergenciais voltadas ao enfrentamento do coronavírus.

 

“Temos total ciência das dificuldades e dos desafios para o poder público neste momento de excepcionalidade, o qual demanda políticas públicas rápidas e emergenciais. Mas, ainda assim, não podemos abrir mão de garantir ao cidadão a transparência das aquisições voltadas ao enfrentamento do coronavírus para o fortalecimento do controle social”, destaca o secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida.

 

Fonte:

LIGIANI SILVEIRA
Analista Administrativa/Assessora de Comunicação
(65) 3613-4017/99982-0209 (whatsapp)
www.controladoria.mt.gov.br
www.facebook.com/controladoriamt



Governo do Tocantins adota novas regras para procedimentos administrativos de responsabilização

Devido às restrições estabelecidas às interações sociais neste período de pandemia, novas regras são impostas aos procedimentos administrativos de responsabi...

saiba mais

Consulta pública sobre o Portal da Transparência continua até 15 de junho

A consulta pública sobre o Portal da Transparência, que iniciou na Agrotins 2020, 100% Digital, continua até o dia 15 de junho. Esta pode ser acessada...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018