Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro lança Portal CONTAS RIO gerido pela CGM

Nova plataforma online de Contas Públicas do Rio de Janeiro chega para ampliar ainda mais a transparência das Contas Públicas do município.

 

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, na terça-feira (22/10/19), uma nova plataforma que promete ampliar ainda mais a transparência das contas públicas do município. O Portal CONTAS RIO foi desenvolvido em linguagem simples e de fácil navegação, permitindo de forma democrática que a sociedade participe e acompanhe os recursos arrecadados e a sua aplicação, facilitando o processo de fiscalização pelo cidadão.

As consultas podem ser obtidas em vários formatos, incluindo gráficos e planilhas. Ao acessar cada um dos links, o usuário tem informações sobre o orçamento, a execução orçamentária da receita e da despesa, as contratações realizadas, os seus favorecidos e as Prestações de Contas do Governo. Além das consultas na tela, o usuário tem acesso a uma ampla base de dados abertos. 

O Portal CONTAS RIO substitui o Portal Rio Transparente, estando a sua gestão a cargo da Controladoria Geral do Município,  que vem investindo em ações de controle social, a exemplo o lançamento em 2018, do Projeto Irradiando Controle que auxilia o cidadão no conhecimento das  Contas Públicas. 

O acesso ao  Portal CONTAS RIO se dá pelo site da Prefeitura do Rio, “prefeitura.rio/web/transparencia” ou da CGM-Rio “prefeitura.rio/web/cgm”.

 

Fonte:

CGM-Rio
ARIC – Assessoria de Relações Institucionais de Controle
Tel.: (21) 2976-2641