Prefeitura de Natal inicia programa de qualificação dos servidores

A Prefeitura de Natal deu início, na última segunda-feira (1) ao Projeto Qualifica – Programa de Qualificação dos Servidores Municipais. As palestras de abertura contaram com a presença do controlador geral do município, Rodrigo Ferraz Quidute, do secretário de planejamento, Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva, do secretário adjunto de gestão de pessoas da secretária de administração, Carlos de Moraes Andrade Neto e do secretário de governo, Paulo César Medeiros.

 

O objetivo do Qualifica é garantir a qualificação continuada dos servidores através da realização de cursos de capacitação. “Através desses cursos, que passará a constar da agenda permanente da gestão, iremos buscar multiplicar o conhecimento dentro do nosso corpo de servidores, que resulte em rápidas tomadas de decisão de forma segura. Temos que a capacitação é o melhor e único caminho a gerar resultados efetivos e eficientes na melhoria da prestação dos serviços públicos e valorização do nosso servidor”, explicou o controlador Rodrigo Quidute.

 

A meta para o ano de 2019 é ousada. Espera atender a 100% dos órgãos municipais com a oferta de capacitação para os seus servidores.

 

Este ano serão realizados três blocos de cursos. Nesse primeiro bloco, os cursos ocorrem até o dia 18/07, no Auditório da SEMAD, no horário de 13h às 17h. Serão ofertados: Análise processual: aspectos teóricos e práticos; Técnicas de elaboração de Termo de Referência (TR) e Pesquisa Mercadológica; Contabilizando: elementos essenciais da execução financeira, orçamentária e patrimonial do orçamento público; Instrumentos de Planejamento e o Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento (SIGP) do Município.

 

Os próximos blocos estão previstos, respectivamente, para os meses de setembro e novembro, com cursos ainda a serem definidos. A coordenação dos cursos cabe a SEMAD, SEMPLA e CGM.

 

Segundo dados, foram inscritos 261 servidores nos quatro cursos. As inscrições para a semana de 15 a 18/07 ainda abertas estão abertas.

 

Dos 261 inscritos, 138 são servidores efetivos do município e 38 tem interesse em ser monitor no programa. Além disso, 99% das secretarias municipais fizeram inscrições nos cursos.