Prefeitura de Niterói sanciona lei de Integridade e Compliance

13 de Janeiro de 2020 ← ver outras

Na última sexta-feira (10/01), a Prefeitura de Niterói sancionou a Lei nº 3.466, que institui a Política de Promoção de Integridade e Compliance a nível municipal. De iniciativa da CGM-Niterói, essa lei corresponde a um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de prevenção, detecção e correção de práticas de corrupção, fraudes, subornos, irregularidades e desvios éticos e de conduta.

 

A lei institui o Plano de Integridade e Compliance nos órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta, que será trabalhado em três eixos: incorporação de padrões elevados de conduta pelos agentes públicos; análise de maturidade e gerenciamento dos riscos e fortalecimento dos controles; implementação de estratégias de transparência, controles de efetividade das políticas públicas e participação social.

 

Para garantir a efetividade das ações de compliance e adequada linha de reporte, a lei também cria o Comitê de Integridade e Compliance, que será composto por autoridades do Poder Executivo.

 

Essa iniciativa expressa o comprometimento com o combate à corrupção em todas as formas e contextos, ademais com a integridade, a transparência pública e o controle social.

 

Fonte:

Pamella Quevedo
Assessora da Controladoria Geral do Município de Niterói
facebook.com/CGMNiteroi


Escola de Controle Interno retoma atividades em fevereiro

A Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) inicia suas atividades de 2020 neste mês de fevereiro. A grade inclui ...

saiba mais

SCGE apoia projeto do TJPE para instalação da Ouvidoria da Mulher

A secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Érika Lacet, recebeu em seu gabinete, na tarde da quarta-feira, dia 22, a juíza Ana Veras, da Comarca d...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018