Prefeitura garante transparência na divulgação de contratos emergenciais firmados no período da pandemia da COVID-19

21 de Maio de 2020 ← ver outras

Para garantir o direito ao acesso à informação, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Controladoria Geral do Município, criou ferramentas para divulgar os contratos emergenciais firmados pelos órgãos da Administração Direta e Indireta do poder público. O sitio eletrônico da CGM mantém uma página, que é atualizada diariamente, com informações sobre contratos emergenciais, além da disponibilização de planilhas em formatos abertos e links que direcionam o cidadão aos serviços de denúncias da Ouvidoria Geral do Município e de pedidos de informação eletrônica (e-SIC).

 

No Portal da Transparência também foi criado o botão “Covid 19”, que permite o acesso à publicação de dados e ações referentes ao período de situação de emergência e de combate ao coronavírus no município. A área possui temas ligados a políticas públicas de enfrentamento à COVID-19 e informações essenciais para o acompanhamento e controle social, como por exemplo, os contratos emergenciais assinados nesse período, legislação vigente, notícias, atendimento ao cidadão e denúncias.

 

Estas ações são importantes ferramentas para garantir aos cidadãos o controle social das atividades de enfrentamento da situação de emergência, possibilitando o acompanhamento das medidas implementadas pelos entes públicos municipais.

 

Outros avanços - Sempre na vanguarda e buscando ampliar a divulgação dos dados do poder público, a administração Bruno Covas tem reforçado ações que promovam a transparência e a integridade na administração pública, como o Programa de Integridade e Boas Práticas, instrumento de gestão estratégica que visa identificar, tratar e gerenciar riscos, gerando resultados efetivos.

 

A Prefeitura também mantém os Portais de Transparência Ativa – Transparência e Dados Abertos - que contam com publicações de dados georreferenciados, informações gerenciais em formatos de gráficos e tabelas, dentre outros mecanismos para incentivar o interesse da população. Esses portais são importante ferramenta para a efetivação do princípio constitucional da publicidade, pois permitem aos cidadãos o acesso às informações produzidas em todos os órgãos da PMSP e também pelas suas autarquias, empresas estatais e fundações. Entre janeiro e abril deste ano, esses portais registraram mais de 640 mil acessos.

 

Em 2019, a Prefeitura de São Paulo melhorou o Índice de Transparência Ativa (ITA) dos sites institucionais tanto da Administração Direta como das entidades da Administração Indireta e serviços sociais autônomos que possuem vínculos de cooperação com a administração Municipal. O indicador, instituído em 2017, compõe o Índice de Integridade, previsto na Meta 34.2 do Programa de Metas 2019-2020. Os resultados indicam melhora nas práticas de Transparência Ativa, apresentando a nota final de 7,06.

 

Lei de Acesso à Informação - Para o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, mesmo no período de pandemia do coronavírus, foi disponibilizado o acesso on-line ao Módulo Administrativo do Sistema e-SIC, possibilitando que os servidores que estão em regime de teletrabalho possam acessar o sistema e dar continuidade ao atendimento dos pedidos de informação ali registrados. A ação ocorreu com o auxílio da Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT), juntamente com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM).

 

Em 2019, o Município de São Paulo registrou um aumento de 8% nas solicitações de informações se comparado a 2018. Foram 8.778 pedidos de informação ao cidadão, no ano passado. Em 2018, foram 8.103 pedidos de informação. Entre 2012 e 2019, foram registrados 39.390 pedidos de informação com base na Lei de Acesso à Informação.

 

Atualmente, 245 servidores e servidoras municipais atuam como pontos focais de atendimento dos pedidos de informação, representando os 76 órgãos e entidades municipais. Eles passam por capacitações periódicas e orientações constantes realizadas pela Ouvidoria Geral do Município. A capacitação mais recente foi em 28 de abril, na modalidade virtual, para alinhamento e valorização da cultura de transparência no período de situação de emergência na cidade de São Paulo conforme Decreto 59.283/2020. 

 

A administração, seguindo a orientação do Prefeito Bruno Covas, segue concretizando avanços e incentivando a cultura da transparência, integridade e correição na gestão publica da Cidade da São Paulo. Para mais informações, acesse: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/controladoria_geral/a_cgm/index.php?p=295874

 

Fonte:

Liliane Raquel Rossi

Assessora de Imprensa

Controladoria Geral do Município

(11) 3113-8236/8237

Viaduto do Chá, 15 – 10º andar – Cep. 01002-020



Governo do Tocantins adota novas regras para procedimentos administrativos de responsabilização

Devido às restrições estabelecidas às interações sociais neste período de pandemia, novas regras são impostas aos procedimentos administrativos de responsabi...

saiba mais

Consulta pública sobre o Portal da Transparência continua até 15 de junho

A consulta pública sobre o Portal da Transparência, que iniciou na Agrotins 2020, 100% Digital, continua até o dia 15 de junho. Esta pode ser acessada...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018