Presidente do Conaci palestra sobre Controle Interno em evento do IERBB do MPRJ

O seminário, cujo objetivo principal, foi mostrar os resultados do projeto “Edificando o Controle Interno” foi transmitido ao vivo no YouTube e teve participação de especialistas na área.

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Leonardo Ferraz, participou ontem, 18, do seminário online “Edificando o Controle Interno” promovido pelo IERBB/MPRJ – Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Rio de Janeiro. Ferraz falou sobre “A dupla face do Controle Interno da Administração Pública” na qual defendeu a tese de que a atuação do Controle Interno só pode ser maximizada se conjugar o controle cujo foco é a responsabilização do agente ou da empresa com o chamado controle como valor, que busca dar segurança ao gestor na tomada de melhores decisões com o objetivo de ser mais eficiente, efetivo e eficaz.

Iniciando os trabalhos, a promotora de Justiça, Marcela do Amaral, anfitriã do evento, ao falar sobre o projeto – que elabora um ranking das Controladorias no Estado do Rio de Janeiro em função de sua estrutura e atividades desempenhadas – ressaltou que “O trabalho tem como fim mostrar a importância do controle interno no combate à corrupção, na contenção do desperdício de recursos públicos e no ganho efetivo do trabalho colaborativo do órgão de controle e com MP. Objetiva mostrar a disponibilidade do MP de atuar no eixo da prevenção e não apenas na função sancionatória”. Na sequência o promotor de Justiça de Santa Catarina, Fabrício Pinto Weiblen, apresentou iniciativa semelhante promovida naquele Estado, reforçando ainda a necessidade de uma atuação mais colaborativa entre os órgãos de Controle Interno e o Ministério Público Estadual.

Falando como convidado,  Ferraz iniciou sua exposição deixou clara a importância de sua participação na medida em que esses diálogos interinstitucionais contribuem para p fortalecimento e aperfeiçoamento da democracia. Em seguida, apresentou a palestra “A dupla face do Controle Interno da Administração Pública”. Na sua exposição, mostrou que se de um lado o Controle precisa atuar firmemente e de forma proporcional na prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento dos desvios e irregularidades; de outro, não há como deixar de registrar a existência de uma séria crise de confiança da população em relação aos governantes e por isso, o Controle Interno pode ser um importante instrumento para melhorar as entregas do Poder Público. “O controle tem que dar resultados”, ressalta o presidente. Entretanto, muitos desafios fazem parte do dia a dia do controlador, como a redução de desconhecimento da alta administração e da sociedade sobre o papel do CI; a necessidade de uma mudança cultural (ética e eficiência) da Administração; a maximização dos ganhos com a transparência (portal e Lei de Acesso à Informação – LAI), e o fomento ao controle social.

Em síntese, a ideia exposta durante a palestra propõe que o Controle Interno trabalhe com as duas faces já abordadas acima. O controle Responsabilização e o controle como valor, pois a junção delas contribui na melhoria da gestão do país.

                                                                                                          

Ascom Conaci

31-99717-6339