Primeiro dia do evento sobre a Amazônia abordou o Controle na preservação ambiental

Aconteceu hoje, 24, o primeiro dia do webinar “O papel do Controle Interno e Externo na Amazônia: infraestrutura, meio ambiente e uso da terra”. O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Transparência Internacional – Brasil e a Associação dos Membros dos Tribunais de Conta do Brasil (Atricon). O tema de hoje foi “O Controle na promoção da preservação ambiental”.

O gerente de Meio Ambiente e Clima da TI – Brasil, Renato Morgado, foi o mediador da conversa. O painel contou com a participação e discussão entre o secretário de Controle Externo da Agricultura e do Meio Ambiente do Tribunal de Contas da União (TCU), Hugo Chudyson, da diretora adjunta do Gabinete Nacional de Auditoria da Finlândia, Vivi Niemenmaa e o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz.

 

O diretor executivo da TI, Bruno Brandão, o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, e o presidente da Atricon, Fábio Túlio Filgueiras, abriram o evento.
Brandão falou sobre a importância da Amazônia na questão ambiental. “O Brasil é um país de extrema importância, talvez hoje o país de maior importância, e certamente a questão amazônica nos traz à frente da agenda ambiental, estruturalmente. Mas, também com preocupações do mundo a partir de dados que revelam retrocessos na nossa missão de colaborar com os esforços globais da sustentabilidade climática e de proteção do ecossistema amazônico, e outros biomas brasileiros. Para isso, nós queremos contar com a expertise dos órgãos de controle.”

 

A diretora citou alguns conceitos relacionados ao meio ambiente como a mudança climática, pesca eco sustentável, turismo na conservação da vida selvagem, entre outros. Ela explicou sobre os trabalhos em grupo produzidos por vários países no mundo como por exemplo, os resíduos plásticos, financiamento climático internacional e transporte sustentável. Além disto, ressaltou que “é um desafio para quem faz auditoria, porque o que exige é que tenhamos uma equipe de diferentes experiências e treinamentos profissionais. E, não somente um auditor de um ministério, porque as coisas importantes acontecem em vários ministérios, seja no do transporte ou meio ambiente”.

 

“O nosso maior patrimônio é e sempre será uma informação qualificada. Por isto, quanto mais atores nós pudermos interagir, maior será a chance de fazermos um juízo de valor mais acertado sobre aquilo que nos cabe”, falou Chudyson na abertura do evento. Desta forma, ele abordou os diferentes trabalhos feitos pelo TCU relacionado à questão ambiental, como, por exemplo, regularização fundiária, auditoria em áreas protegidas, organização agrária. “O que a gente busca enquanto instituição de controle é captar os mais diversos pontos de vista, ampliando justamente a capacidade de avaliação de políticas públicas”, finalizou Hugo.

Ferraz ressaltou que a melhor forma de sensibilizar a sociedade sobre a questão ambiental é mostrando a relação entre o homem e o meio ambiente. Além disto, citou soluções para que as pessoas estejam mais atentas ao lugar onde vive, como por exemplo denunciar um esgoto a céu aberto por meio da Ouvidoria. Ele ainda enfatizou que “é fundamental que os portais de transparência dos órgãos possam encarar esta situação [ambiental] e colocar assuntos relacionados a esta matéria no portal”. 

 

Leonardo ressaltou que “o problema do meio ambiente é um problema que afeta a todos nós indistintamente, de formas variadas e de variadas dimensões”. Os participantes do webinar fizeram perguntas aos palestrantes ao final do evento.

 

Confira o evento na íntegra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=UrQ00XykjlQ

 

Faça sua inscrição para os próximos dias: https://doity.com.br/o-papel-do-controle-interno-e-externo-na-amazonia-infraestrutura-meio-ambiente-e-uso-da-terra

 

Confira a programação:

OS ÓRGÃOS DE CONTROLE E O COMBATE AO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

26 de agosto (5ªf) – das 15h30 às 17h (horário de Brasília) 
Participantes: 
Francisco Lopes – controlador Geral do Estado de Rondônia  (CGE RO) 
Julio Pinheiro – conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE AM) 
Bruno Vello – analista de Políticas Públicas do IMAFLORA  
Mediação: 
Amanda Faria Lima, Transparência Internacional – Brasil 
 
PROMOÇÃO DA INTEGRIDADE E PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA 
31 de agosto (3ªf) – das 15h30 às 17h (horário de Brasília) 
Participantes: 
Manoel Moreira de Souza Neto – coordenador-geral de Controle Externo de Infraestrutura do Tribunal de Contas da União (TCU) 
Professor Raoni Rajão – professor no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)   
Sebastião Cézar Leão Colares – conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM PA) 
Mediação: 
Amanda Faria Lima, Transparência Internacional – Brasil 
 
CONTROLE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DE GRANDES OBRAS DE INFRAESTRUTURA 

02 de setembro (5ªf) – das 15h30 às 17h (horário de Brasília) 
Participantes: 
Benedito Antônio Alves – conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia  (TCE RO) 
Otávio de Souza Gomes –  Controlador-Geral do Estado do Amazonas (CGE AM)
Biviany Rojas Garzon - coordenadora do Programa Xingu do Instituto Socioambiental (ISA)  
Anderson Uliana Rolim - presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria em Obras Públicas (IBRAOP)  
Mediação: 
Renato Morgado, Transparência Internacional – Brasil