Projeto avalia maturidade dos controles na área de Recursos Humanos dos órgãos e entidades estaduais

13 de Outubro de 2020 ← ver outras

Com o objetivo de identificar fragilidades e riscos na área de Recursos Humanos dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) iniciou, na última semana, um projeto de avaliação da maturidade do Sistema de Controle Interno desse setor. Com esse diagnóstico, será possível melhorar a gestão dos processos e reduzir possíveis inconsistências no trabalho realizado pela administração pública. Realizado pela equipe da Diretoria de Auditoria (DAUD/SCGE), por meio da Coordenação de Auditoria de Pessoal, a expectativa é que a atividade siga até o mês de novembro.

 

Apenas na primeira semana de execução do projeto, foram realizadas reuniões online com a participação de mais de 100 servidores quem atuam na área de Gestão de Pessoas e nas Unidades de Controle Interno de mais de 60 órgãos e entidades estaduais. “Nossa intenção inicial foi sensibilizar os gestores sobre a iniciativa da SCGE e esclarecer dúvidas sobre o preenchimento do questionário que preparamos para essa atividade”, explicou o diretor de Auditoria, Flávio Pereira.

 

Para a execução do projeto, foram propostas 110 questões de controle, distribuídas em 13 processos transversais da área de Pessoal, como capacitação e desenvolvimento; avaliação de desempenho; férias; cessão; e aposentadoria. Foram, ainda, elaboradas 12 perguntas referentes à composição e estrutura do setor (perfil etário, turnover, entre outros). “Com o resultado dessa análise, conseguiremos identificar as unidades que precisam de mais apoio e orientação e promover, assim, um trabalho mais direcionado para cada uma delas”, comentou a coordenadora de Auditoria de Pessoal, Iliana Resende.

 

DEPOIMENTOS - A coordenadora geral em exercício da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade de Pernambuco (Prodep/UPE), Acaziele Diniz, considerou a iniciativa bastante positiva. “A área de Recursos Humanos é estratégica e o resultado do trabalho da SCGE será de grande relevância porque teremos um feedback dos processos utilizados atualmente. Isso vai nos ajudar a identificar nossas fragilidades e a otimizar o trabalho de orientação proposto pela Controladoria. Sem dúvida, servirá de fortalecimento para a Gestão de Pessoas na UPE”.

 

A chefa de Divisão de RH do Grande Recife Consórcio de Transporte, Isaene Lima, complementa que “a proposta do projeto é muito interessante e pertinente, tanto do ponto de vista de monitorar, quanto o de despertar para ações que poderiam e deveriam estar sendo feitas pelos órgãos”. Já a coordenadora de Controle Interno da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Silvia Lins, destaca que “considerando que a folha de pagamento de pessoal é a maior despesa do Estado, a iniciativa da Controladoria é muito importante para subsidiar a nossa atuação de fomentar a gestão de riscos nos processos prioritários na área”.

 

Fonte:

Juliana Fraga
Assessora de Comunicação

Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028
 



Secont multa CFC por criar empresa ‘laranja’ para burlar descredenciamento do Detran

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) condenou dois Centros de Formação de Condutores (CFCs) por fraudar contrato administrativo e por constituir...

saiba mais

Escola de Controle Interno deve capacitar 170 servidores no mês de novembro

Mais de 170 servidores do Poder Executivo Estadual devem ser capacitados dentro da agenda de eventos promovidos pela Escola de Controle Interno Professor...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018