Projeto avalia maturidade dos controles na área de Recursos Humanos dos órgãos e entidades estaduais

Com o objetivo de identificar fragilidades e riscos na área de Recursos Humanos dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) iniciou, na última semana, um projeto de avaliação da maturidade do Sistema de Controle Interno desse setor. Com esse diagnóstico, será possível melhorar a gestão dos processos e reduzir possíveis inconsistências no trabalho realizado pela administração pública. Realizado pela equipe da Diretoria de Auditoria (DAUD/SCGE), por meio da Coordenação de Auditoria de Pessoal, a expectativa é que a atividade siga até o mês de novembro.

 

Apenas na primeira semana de execução do projeto, foram realizadas reuniões online com a participação de mais de 100 servidores quem atuam na área de Gestão de Pessoas e nas Unidades de Controle Interno de mais de 60 órgãos e entidades estaduais. “Nossa intenção inicial foi sensibilizar os gestores sobre a iniciativa da SCGE e esclarecer dúvidas sobre o preenchimento do questionário que preparamos para essa atividade”, explicou o diretor de Auditoria, Flávio Pereira.

 

Para a execução do projeto, foram propostas 110 questões de controle, distribuídas em 13 processos transversais da área de Pessoal, como capacitação e desenvolvimento; avaliação de desempenho; férias; cessão; e aposentadoria. Foram, ainda, elaboradas 12 perguntas referentes à composição e estrutura do setor (perfil etário, turnover, entre outros). “Com o resultado dessa análise, conseguiremos identificar as unidades que precisam de mais apoio e orientação e promover, assim, um trabalho mais direcionado para cada uma delas”, comentou a coordenadora de Auditoria de Pessoal, Iliana Resende.

 

DEPOIMENTOS – A coordenadora geral em exercício da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade de Pernambuco (Prodep/UPE), Acaziele Diniz, considerou a iniciativa bastante positiva. “A área de Recursos Humanos é estratégica e o resultado do trabalho da SCGE será de grande relevância porque teremos um feedback dos processos utilizados atualmente. Isso vai nos ajudar a identificar nossas fragilidades e a otimizar o trabalho de orientação proposto pela Controladoria. Sem dúvida, servirá de fortalecimento para a Gestão de Pessoas na UPE”.

 

A chefa de Divisão de RH do Grande Recife Consórcio de Transporte, Isaene Lima, complementa que “a proposta do projeto é muito interessante e pertinente, tanto do ponto de vista de monitorar, quanto o de despertar para ações que poderiam e deveriam estar sendo feitas pelos órgãos”. Já a coordenadora de Controle Interno da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Silvia Lins, destaca que “considerando que a folha de pagamento de pessoal é a maior despesa do Estado, a iniciativa da Controladoria é muito importante para subsidiar a nossa atuação de fomentar a gestão de riscos nos processos prioritários na área”.

 

Fonte:

Juliana Fraga
Assessora de Comunicação

Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028