Projeto “Estudantes de Atitude” promove 1ª grande oficina pedagógica para as escolas participantes

Nesta quarta e quinta-feira, 11 e 12, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promovem a primeira oficina pedagógica do projeto "Estudantes de Atitude" para professores das escolas da grande Goiânia que integram o projeto. “A oficina piloto foi realizada nos dias 4 e 5/9, para professores de algumas escolas da capital”, explica o subcontrolador de Transparência, Controle Social e Ouvidoria, Diego Ramalho Freitas. A atividade ocorre na Escola de Governo Henrique Santillo, no período vespertino.

Mais de 80 professores – pelo menos um por escola – estão inscritos para participarem da programação que inclui a explanação sobre a parte conceitual do projeto (controle social, cidadania, transparência, etc.) e o “passo a passo” sobre como funcionará, na prática, o Estudantes de Atitude. “Neste momento, será detalhado como os professores deverão conduzir cada fase do projeto junto com os alunos, os relatórios que devem ser preenchidos (e como devem ser preenchidos), como fazer a Auditoria Cívica acessando o formulário presente no site, enfim, todo os detalhes relacionados ao funcionamento da gincana”, detalha Diego.

De acordo com o cronograma de formação, além da oficina dos dias 11 e 12/9, haverá uma terceira, dias 17 e 18 de setembro, também voltada para escolas de Goiânia e região metropolitana – além de outras que se situam relativamente próximas à Capital. Outras duas etapas de formação ocorrem também no interior do Estado, uma em Rio Verde (10/9) e outra na Cidade de Goiás (13/9) – que também contemplarão escolas dos municípios vizinhos que se inscreveram no projeto.

O projeto

Lançado no último dia 3 de setembro pela CGE e Seduc, o Estudantes de Atitude busca formar seis mil estudantes “auditores cívicos”, despertando nos participantes (alunos e comunidade escolar) uma postura de protagonismo na escola e de compromisso com a manutenção do patrimônio público, por meio de ações práticas de exercício de cidadania. Como recompensa, as escolas serão premiadas pelos esforços empregados em promover a participação social, a educação fiscal e os valores éticos fundamentais à vida em sociedade, especialmente no enfrentamento da corrupção.

As atividades são baseadas em jogos, gincanas e atividades coletivas envolvendo alunos, pais/responsáveis, professores e servidores das escolas. Uma das principais ações consiste na Auditoria Cívica realizada pelos próprios alunos na escola, uma ferramenta de diagnóstico capaz de gerar uma percepção ampla do ambiente escolar, permitindo levantar problemas e monitorar suas soluções. Além da Auditoria Cívica, os estudantes devem cumprir a tarefa especial e a missão especial – ambos relacionados a projetos de interesse social como o programa ‘De Olho no Óleo’, da Saneago, e o “Game da Cidadania”, fruto de parceria entre a CGE e a Controladoria-Geral da União (CGU).

A expectativa do governo é de que as ações de identificação de problemas, de prevenção à corrupção, de voluntariado e de controle social – durante a execução do projeto – contribuam para a formação cidadã dos alunos da rede pública estadual de Goiás, estimulando o pensar e o agir coletivos e o protagonismo na transformação e construção das políticas públicas, a partir do universo escolar. Coordenado pela CGE e pela Seduc, o projeto é executado em parceria com a Saneago, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a Controladoria-Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas do Estado (TCE/GO), o Instituto Gustav Ritter e o Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás (SindGestor).

Programado originalmente para contemplar 100 escolas em seu primeiro ano, o projeto teve 200 escolas inscritas, das quais 150 participarão. A edição 2019 servirá de piloto para o próximo ano, quando será aberto a todas as escolas estaduais (1.113 unidades). Todas as informações relacionadas ao Estudantes de Atitude podem ser conferidas no site www.estudantesdeatitude.go.gov.br.

 

Fonte:

Comunicação Setorial

Controladoria-Geral do Estado de Goiás

F: 3201-5372