Projeto Ouvidoria Itinerante da Controladoria fortalece o controle social em 2019

Iniciativa amplia o acesso do cidadão aos canais de diálogo com o Governo do Estado.

 

Estimular o exercício da cidadania, levando o conhecimento sobre as ferramentas de controle social. Esse é o objetivo do projeto Ouvidoria Itinerante desenvolvido este ano pela Controladoria-Geral do Estado (CGE). Realizado por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (CGE), a iniciativa levou orientação à comunidade, em diversas localidades da capital Palmas, acerca do encaminhamento de demandas ao Poder Executivo Estadual. Esta estratégia possibilitou a visibilidade da ouvidoria junto à comunidade  e ainda o acompanhamento da gestão pública.    

 

Este ano, foram realizadas seis edições do Ouvidoria Itinerante, sendo quatro inseridas no projeto Defensores na Comunidade promovido pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO). A iniciativa da DPE atendeu as regiões mais vulneráveis de Palmas, cujo público foi impactado também pela presença da Ouvidoria-Geral do Estado, com informação e espaço para a manifestação.

Além do Defensores da Comunidade, o Ouvidoria Itinerante foi realizado ainda na 19º Feira Agropecuária do Tocantins  (Agrotins), em maio deste ano. No primeiro semestre, a ação aconteceu também no Parque Cesamar.

 

Assim como em qualquer um dos canais da Ouvidoria-Geral do Estado – por telefone, meio digital, carta ou na sede do órgão -, os usuários do serviço público puderam realizar todos os tipos de manifestação nas edições do projeto, tais como solicitar informações, fazer sugestões, reclamações, denúncias e elogios. O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso do cidadão aos canais de diálogo do Governo do Estado.

 

Interação com o cidadão

O gestor da Controladoria, Senivan Almeida de Arruda, adianta a continuidade do projeto para o ano que vem. “Tivemos resultados muito positivos com o Ouvidoria Itinerante, a comunidade passou a ter maior conhecimento dessa ferramenta e por isso, daremos continuidade à ação com a mesma perspectiva informativa, onde é apresentada a ouvidoria como um importante instrumento de controle social, disponível para a promoção do diálogo entre a sociedade e a Administração Pública, o que leva ao exercício da cidadania”, ressaltou.

 

De acordo com a ouvidora-geral do Estado, Juliana Gobbo de Oliveira, a ação é importante para que cada vez mais usuários tomem conhecimento sobre a Ouvidoria. “Queremos continuar levando esse conhecimento ao maior número possível de cidadãos, pois eles são sujeitos ativos das ações públicas. É fundamental que estejam adequadamente informados sobre seus direitos e obrigações. Isso também aprimora os serviços públicos prestados”, explicou.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação

ascom@controladoria.to.gov.br     

63 3218-2434 / 63 98416-9057