Rede de Ouvidorias de Pernambuco tem primeira reunião de 2021

Realizada na manhã da última quinta-feira, dia 25, a 1ª Reunião da Rede de Ouvidorias Estadual no ano de 2021. Promovido de forma virtual pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), o encontro foi marcado pela apresentação detalhada do planejamento estratégico para o triênio 2021-2023; orientações sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD); lançamento de programa motivacional; além de homenagens para as 62 unidades que fazem parte da rede.

 

Aberta pela secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e ouvidora-geral, Érika Lacet, a reunião contou com mais de 50 participantes. Ao dar as boas-vindas, ela agradeceu ao empenho dos ouvidores no trabalho realizado em 2020, ressaltando ter sido um ano de desafios e superação por conta da pandemia da Covid-19. Na ocasião, Érika Lacet reforçou a necessidade de engajamento de todos também na execução das estratégias estabelecidas para a Rede, que corresponde ao período de 2021 a 2023.

 

“A partir de agora, temos objetivos bem definidos, construídos com a colaboração das ouvidorias e o apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). É uma nova forma de gerir, que vem fortalecer a estrutura já eficaz e eficiente de atendimento ao cidadão pernambucano”, frisou, enfatizando ser importante ter em mente que esse não é um processo estático e, por essa razão, deverá sofrer ajustes sempre que necessário.

 

Detalhes no mapa do planejamento estratégico da Rede foram apresentados pela diretora da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE/SCGE), Elisa Andrade. “Organizado de forma participativa, o plano propõe que as ouvidorias atuem com um objetivo único, tendo como foco a missão, a visão e os valores estabelecidos. A proposta é crescer em conjunto, de maneira estruturada”, explicou.

 

Durante a reunião, a diretora também falou sobre a postura a ser adotada pelas ouvidorias para o cumprimento da LGPD. De acordo com Elisa, na primeira quinzena do próximo mês de março deverá ser disponibilizado nos canais de Ouvidoria do Poder Executivo estadual um formulário específico para atender as demandas referentes à LGPD. “Faremos uma oficina para o repasse de orientações sobre os procedimentos dos registros e tramitação dos pedidos relacionados a dados pessoais”, reforçou.

 

TREINAMENTO – Na sequência, a gestora governamental da DOGE, Luciana Silva, apresentou o “Programa Simplificado de Alta Performance”, que será desenvolvido com um grupo de 12 ouvidores da Rede. “Por meio desse programa, os participantes terão maior clareza dos seus resultados atuais e do caminho que precisarão percorrer para conquistar objetivos pessoais e profissionais”, esclareceu.

 

Ela destacou, ainda, que a atividade tem como objetivos o autoconhecimento; o aumento do nível de satisfação e autorresponsabilidade; a troca de experiência entre os participantes; a melhoria dos relacionamentos interpessoais; a elevação da performance individual e da equipe; e a solução de problemas e no atingimento dos objetivos estratégicos institucional. Ao todo serão cinco encontros, com início no dia 23 de março próximo.

 

TRIBUTO – Finalizando a programação, a diretora Elisa Andrade conduziu a cerimônia em homenagem para as 62 ouvidorias que integram a Rede. “Especialmente num ano atípico, quando conseguimos vencer desafios com excelência, nosso reconhecimento vai para todas as ouvidorias e suas equipes. O trabalho não parou, muito pelo contrário, ampliamos o atendimento para responder, num prazo de 24 horas, as demandas relacionadas às ações do Governo do Estado no combate ao novo coronavírus. A todas as ouvidorias, nosso agradecimento”, enfatizou.

 

Em momento de muita emoção, a coordenadora da Rede de Ouvidorias da DOGE, Maria Luiza Trindade, fez a leitura do texto da “Menção Honrosa” e do cordel criado especialmente para corroborar a homenagem aos ouvidores. Da equipe da DOGE, também estiveram presentes na reunião, Zélia Correia, Vanessa Lins e Ana Luiza Trapiá, que respondem, respectivamente, pela Coordenação de Atendimento ao Cidadão, Coordenação do Serviço de Informação ao Cidadão e chefe da Rede de Ouvidorias.

 

Fonte:

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