Rede de Ouvidorias presente em primeira reunião de monitoramento de 2020

Realizada nesta quinta-feira, dia 13, no auditório da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), no bairro do Espinheiro, Recife, a 1ª Reunião de Monitoramento da Rede de Ouvidorias em 2020. Promovido pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), vinculada à SCGE, o encontro foi marcado por troca de experiências, palestra motivacional, avaliação de resultados, apresentação de metas e exposição de cases. Além disso, as três ouvidorias que mais se destacaram no exercício de 2019 receberam uma menção honrosa pelo trabalho desenvolvido.

Dividida em três categorias, de acordo com a quantidade de manifestações recebidas pela unidade, a homenagem foi concedida às ouvidorias do Instituto de Recursos Humanos (IRH) – Grande Porte; da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) – Médio Porte; e da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) – Pequeno Porte. “O nosso agradecimento público é reflexo de um trabalho de excelência desenvolvido pela Rede no atendimento ao cidadão. Uma homenagem extensiva a todos os ouvidores que atuam nas instituições do Poder Executivo Estadual”, enfatizou a secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet.

“É uma grande emoção, uma grande surpresa, saber que a Ouvidoria do IRH está se saindo muito bem e, pelo segundo ano consecutivo, ganhou a menção honrosa. É uma satisfação saber que estamos conseguindo atender a expectativa do usuário”, comemorou a ouvidora do IRH, Ana Lúcia Lima. Já Mirian Dantas, titular da unidade da Seteq, frisou que o reconhecimento é resultado do trabalho realizado em equipe, que procura sempre dar o melhor para atender às demandas. Surpresa e muito feliz pela conquista, a ouvidora Cláudia Maria Aureliano, da Cepe, destacou que a atividade é um estímulo ao exercício de cidadania.

A diretora da OGE, Zélia Correia, explicou que o critério utilizado para conceder a menção honrosa é o cumprimento da Portaria SCGE Nº 60/2016, que estabelece os procedimentos relacionados às atividades de ouvidoria no âmbito do Poder Executivo. “As unidades homenageadas apresentaram maior adesão aos procedimentos e diretrizes previstas”, destacou.

BALANÇO – O ano de 2019 para a OGE foi de muitas conquistas. Com 62 ouvidorias, envolvendo uma média de 200 servidores, a Rede pernambucana registrou, ano passado, mais de 106 mil manifestações, com percentual de resolutividade (demandas atendidas dentro do prazo de 20 dias) na ordem de 87,47%.

Ainda em 2019, a OGE passou a fazer parte do Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias; foi parceira da Ouvidoria-Geral da União (OGU) na realização do 1º Seminário Regional de Ouvidorias – Nordeste, realizado em setembro; articulou a criação da Rede Ouvir PE, reunindo órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, MPPE e TCE; e lançou seu novo portal na internet.

Apresentado pela coordenadora da Rede de Ouvidorias, Maria Luiza Trindade, o balanço elencou, ainda, as atividades de cursos, oficinas, palestras e reuniões promovidas ao longo de 2019. “A proposta é intensificar ainda mais a capacitação dos ouvidores em 2020, assim como iniciar a implantação de um novo sistema que vai ajudar e melhorar ainda mais o trabalho da nossa Rede”, disse, antecipando a programação de eventos estaduais e nacionais previstos para o primeiro semestre do ano.

 

Dentro da programação, foi ministrada a palestra “Autorresponsabilidade, a chave de sucesso”. A temática foi trabalhada pela master coaching integral sistêmico Luciana Silva, que também é coordenadora de Atendimento ao Cidadão da SCGE. Em sua abordagem, ela estimulou os participantes a refletirem sobre a vida e questionar se seus pensamentos, hábitos e ações estão tornado-os pessoas frustradas ou de sucesso.

 

Já no período da tarde, ocorreu a palestra “Conheça minha ouvidoria”, com a exposição de cases das ouvidoras Cibele Flávia e Fátima Patú, que atuam, respectivamente, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope).

CONTATOS – Para a realização de manifestações, a Ouvidoria-Geral do Estado pode ser acessada pelo portal http://www.ouvidoria.pe.gov.br; telefone 162 (ligação gratuita, de convencional ou celular); e-mail ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br; ou presencial, com agendamento prévio, no endereço da SCGE (Rua Santo Elias, 535 – Espinheiro/Recife/PE), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028