Rede de Ouvidorias presente em primeira reunião de monitoramento de 2020

13 de Fevereiro de 2020 ← ver outras

Realizada nesta quinta-feira, dia 13, no auditório da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), no bairro do Espinheiro, Recife, a 1ª Reunião de Monitoramento da Rede de Ouvidorias em 2020. Promovido pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), vinculada à SCGE, o encontro foi marcado por troca de experiências, palestra motivacional, avaliação de resultados, apresentação de metas e exposição de cases. Além disso, as três ouvidorias que mais se destacaram no exercício de 2019 receberam uma menção honrosa pelo trabalho desenvolvido.


Dividida em três categorias, de acordo com a quantidade de manifestações recebidas pela unidade, a homenagem foi concedida às ouvidorias do Instituto de Recursos Humanos (IRH) - Grande Porte; da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) - Médio Porte; e da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) - Pequeno Porte. “O nosso agradecimento público é reflexo de um trabalho de excelência desenvolvido pela Rede no atendimento ao cidadão. Uma homenagem extensiva a todos os ouvidores que atuam nas instituições do Poder Executivo Estadual”, enfatizou a secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet.


“É uma grande emoção, uma grande surpresa, saber que a Ouvidoria do IRH está se saindo muito bem e, pelo segundo ano consecutivo, ganhou a menção honrosa. É uma satisfação saber que estamos conseguindo atender a expectativa do usuário”, comemorou a ouvidora do IRH, Ana Lúcia Lima. Já Mirian Dantas, titular da unidade da Seteq, frisou que o reconhecimento é resultado do trabalho realizado em equipe, que procura sempre dar o melhor para atender às demandas. Surpresa e muito feliz pela conquista, a ouvidora Cláudia Maria Aureliano, da Cepe, destacou que a atividade é um estímulo ao exercício de cidadania.


A diretora da OGE, Zélia Correia, explicou que o critério utilizado para conceder a menção honrosa é o cumprimento da Portaria SCGE Nº 60/2016, que estabelece os procedimentos relacionados às atividades de ouvidoria no âmbito do Poder Executivo. “As unidades homenageadas apresentaram maior adesão aos procedimentos e diretrizes previstas”, destacou.


BALANÇO – O ano de 2019 para a OGE foi de muitas conquistas. Com 62 ouvidorias, envolvendo uma média de 200 servidores, a Rede pernambucana registrou, ano passado, mais de 106 mil manifestações, com percentual de resolutividade (demandas atendidas dentro do prazo de 20 dias) na ordem de 87,47%.


Ainda em 2019, a OGE passou a fazer parte do Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias; foi parceira da Ouvidoria-Geral da União (OGU) na realização do 1º Seminário Regional de Ouvidorias – Nordeste, realizado em setembro; articulou a criação da Rede Ouvir PE, reunindo órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, MPPE e TCE; e lançou seu novo portal na internet.


Apresentado pela coordenadora da Rede de Ouvidorias, Maria Luiza Trindade, o balanço elencou, ainda, as atividades de cursos, oficinas, palestras e reuniões promovidas ao longo de 2019. “A proposta é intensificar ainda mais a capacitação dos ouvidores em 2020, assim como iniciar a implantação de um novo sistema que vai ajudar e melhorar ainda mais o trabalho da nossa Rede”, disse, antecipando a programação de eventos estaduais e nacionais previstos para o primeiro semestre do ano.

 


Dentro da programação, foi ministrada a palestra “Autorresponsabilidade, a chave de sucesso”. A temática foi trabalhada pela master coaching integral sistêmico Luciana Silva, que também é coordenadora de Atendimento ao Cidadão da SCGE. Em sua abordagem, ela estimulou os participantes a refletirem sobre a vida e questionar se seus pensamentos, hábitos e ações estão tornado-os pessoas frustradas ou de sucesso.

 


Já no período da tarde, ocorreu a palestra “Conheça minha ouvidoria”, com a exposição de cases das ouvidoras Cibele Flávia e Fátima Patú, que atuam, respectivamente, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope).


CONTATOS – Para a realização de manifestações, a Ouvidoria-Geral do Estado pode ser acessada pelo portal http://www.ouvidoria.pe.gov.br; telefone 162 (ligação gratuita, de convencional ou celular); e-mail ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br; ou presencial, com agendamento prévio, no endereço da SCGE (Rua Santo Elias, 535 – Espinheiro/Recife/PE), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028

 



Sistema de Controle Interno de Pernambuco é tema de palestra na PGE

O Sistema de Controle Interno da administração do Governo de Pernambuco foi o tema da palestra ministrada na tarde desta segunda-feira (17) pela secretária...

saiba mais

Inscrições abertas para o 1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção

As inscrições para o 1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção, que ocorrerá no próximo dia 11 de março, em Vitória, já estão abertas...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018