Santa Catarina atua em consultoria e colabora na validação independente do IA-CM na AGE Bahia

Nesta quarta-feira, 05 e amanhã, 6, a Auditoria Geral do Estado de Santa Catarina, por meio dos auditores, Frederico da Luz e Rodrigo Dutra, estão presentes, na Auditoria Geral do Estado da Bahia promovendo uma consultoria relativa à implantação do modelo IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna). Os Auditores atuam como revisores da auto-avaliação que a AGE Bahia finalizou e seu desdobramento vai resultar em um relatório de validação independente e, posteriormente, em um plano de ação para aperfeiçoar e direcionar a implementação do modelo IA-CM no Estado.

 

Luz e Dutra vão finalizar as conferências, análises e revisões da documentação de evidência da auto-avaliação até amanhã. Nesses dois dias vão ser realizadas entrevistas e conferências para embasar a elaboração do relatório final. No dia de hoje, 05, foram feitas reuniões com o Auditor Geral do Estado da Bahia e 1° vice-presidente do Conaci, Luís Augusto Peixoto Rocha, e com a Coordenadora de Auditoria Governamental, Claudia Maria Seabra Martins. O objetivo foi conhecer a estrutura e os principais procedimentos de trabalhos do órgão, além da análise in loco dos processos documentados nas auditorias desempenhadas. "A troca de experiências que o Conaci e o Banco Mundial proporcionam através do fomento à implantação do IA-CM é fundamental para a atividade de auditoria interna, o foco em trabalhos de consultoria e avaliação que agregam valor à administração pública trazem resultados mais efetivos para sociedade" afirma Frederico. 

 

“A adoção do IACM como referencial técnico irá trazer aperfeiçoamento da atividade de auditoria, com incrementos de eficácia e efetividade para a AGE, e consequentemente ganhos para toda a administração pública, destinatária dos nossos serviços. O apoio do CONACI e do Banco Mundial tem sido essenciais na viabilização deste projeto" afirmou Peixoto sobre a efetividade da ação na AGE/BA.

 

Sobre a ação 

 

Este trabalho é fruto da parceria do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) com o Banco Mundial, e tem como objetivo incentivar a utilização do modelo IA-CM. Dessa forma, as ações vão melhorar o desempenho das auditorias internas no Brasil, convergindo com as melhores práticas internacionais, focando nos processos de governança, gestão de riscos e controle internos.