SCGE desenvolve atividade de inspeção em processos administrativos

11 de Julho de 2019 ← ver outras

Contribuir para a melhoria da gestão dos processos administrativos, a partir da avaliação de aspectos relacionados aos diferentes componentes do sistema de controle interno, é o objetivo da nova atividade que vem sendo desenvolvida pela Unidade de Acompanhamento de Processos Disciplinares (UAPD), vinculada à Diretoria de Correição da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (DCOR/SCGE). O projeto-piloto de inspeção nas atividades correcionais foi executado entre os meses de abril e maio na Secretaria de Educação e Esportes (SEE), que possui uma média de instauração anual de 30 Processos Administrativo Disciplinares (PADs), entre sindicâncias e inquéritos. A meta é expandir a ação para outros órgãos do Poder Executivo Estadual.

 

Para realizar o trabalho, a equipe da UAPD coletou uma série de informações que foram analisadas e transformadas em um parecer técnico apresentado aos servidores da Gerência de Controle Interno e Correição, da Secretaria Executiva de Administração e Finanças da SEE. “Ao verificar mecanismos gerenciais para assegurar a completude dos processos e para o monitoramento de prazos, podemos identificar boas práticas já executadas pela secretaria e, ainda, sugerir oportunidades de melhorias”, explicou a chefe da Unidade, Danielle Castro, responsável pela inspeção junto com Karina Serrano, gestora governamental de Controle Interno.

 

De acordo com ela, a conclusão do parecer foi baseada em múltiplas fontes de dados, como entrevistas, análise documental e observação direta. As entrevistas serviram para identificar o nível dos controles relativos às fases de execução do PAD e, com a análise dos documentos, foi possível verificar o funcionamento dos sistemas de controle interno do processo, tais como normativos, comunicações internas e check list. Já a observação foi empregada para avaliar a organização dos documentos que estão armazenados no estoque para abertura de futuros processos.

 

A partir dessas técnicas, identificamos que a SEE possui uma Corregedoria organizada e bem estruturada, com aspectos organizacionais e documentais que podem auxiliar outros órgãos estaduais. Como melhoria, sugerimos o aperfeiçoamento e implementação de mecanismos que não foram inteiramente identificados na inspeção e que podem contribuir para a redução do tempo médio da execução dos processos”, revelou Danielle.

 

A corregedora da Secretaria de Educação e Esportes, Roberta Tolentino, avaliou como positiva a iniciativa da SCGE. “A inspeção realizada pela Controladoria foi bem proveitosa e consideramos, de fato, um trabalho de parceria, que só trouxe questões para acrescentar no nosso trabalho”, ressaltou.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99849.0175
 

 



Controle interno do Estado em debate na SCGE

Mais de 80 representantes de Unidades de Controle Interno (UCIs) de instituições do Poder Executivo Estadual estiveram reunidos na manhã da última...

saiba mais

Ouvidoria-Geral do Estado promove monitoramento in loco

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) acaba de lançar seu mais novo projeto. O “Monitoramento in loco” surge com o propósito de estreitar ainda mais a relação da O

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018