SCGE desenvolve atividade de inspeção em processos administrativos

11 de Julho de 2019 ← ver outras

Contribuir para a melhoria da gestão dos processos administrativos, a partir da avaliação de aspectos relacionados aos diferentes componentes do sistema de controle interno, é o objetivo da nova atividade que vem sendo desenvolvida pela Unidade de Acompanhamento de Processos Disciplinares (UAPD), vinculada à Diretoria de Correição da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (DCOR/SCGE). O projeto-piloto de inspeção nas atividades correcionais foi executado entre os meses de abril e maio na Secretaria de Educação e Esportes (SEE), que possui uma média de instauração anual de 30 Processos Administrativo Disciplinares (PADs), entre sindicâncias e inquéritos. A meta é expandir a ação para outros órgãos do Poder Executivo Estadual.

 

Para realizar o trabalho, a equipe da UAPD coletou uma série de informações que foram analisadas e transformadas em um parecer técnico apresentado aos servidores da Gerência de Controle Interno e Correição, da Secretaria Executiva de Administração e Finanças da SEE. “Ao verificar mecanismos gerenciais para assegurar a completude dos processos e para o monitoramento de prazos, podemos identificar boas práticas já executadas pela secretaria e, ainda, sugerir oportunidades de melhorias”, explicou a chefe da Unidade, Danielle Castro, responsável pela inspeção junto com Karina Serrano, gestora governamental de Controle Interno.

 

De acordo com ela, a conclusão do parecer foi baseada em múltiplas fontes de dados, como entrevistas, análise documental e observação direta. As entrevistas serviram para identificar o nível dos controles relativos às fases de execução do PAD e, com a análise dos documentos, foi possível verificar o funcionamento dos sistemas de controle interno do processo, tais como normativos, comunicações internas e check list. Já a observação foi empregada para avaliar a organização dos documentos que estão armazenados no estoque para abertura de futuros processos.

 

A partir dessas técnicas, identificamos que a SEE possui uma Corregedoria organizada e bem estruturada, com aspectos organizacionais e documentais que podem auxiliar outros órgãos estaduais. Como melhoria, sugerimos o aperfeiçoamento e implementação de mecanismos que não foram inteiramente identificados na inspeção e que podem contribuir para a redução do tempo médio da execução dos processos”, revelou Danielle.

 

A corregedora da Secretaria de Educação e Esportes, Roberta Tolentino, avaliou como positiva a iniciativa da SCGE. “A inspeção realizada pela Controladoria foi bem proveitosa e consideramos, de fato, um trabalho de parceria, que só trouxe questões para acrescentar no nosso trabalho”, ressaltou.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99849.0175
 

 



Controladoria atende cerca de 2 mil manifestações e capacita em média 400 servidores em seis meses

Além da atuação no controle dos gastos públicos e da prestação das contas do Governo, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) tem papel relevante também no...

saiba mais

Ceará Transparente atinge mais de 1 milhão de consultas em apenas um ano de implantação

Durante o primeiro semestre deste ano, a plataforma atingiu 733.382 consultas.   Implantado em julho de 2018, o Ceará Transparente completa, na última quinta-feira (18), um ano no ar. A...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018