SCGE e CGU assinam acordo de cooperação técnica

Para consolidar e fortalecer a parceria entre a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e a Controladoria-Geral da União (CGU) foi firmado, na manhã da última quinta-feira (06), um acordo de cooperação técnica entre os órgãos. O termo prevê, entre outros pontos, o desenvolvimento de projetos e ações na área de controle interno governamental e a realização de cursos e treinamentos para servidores das duas instituições. A assinatura do documento foi feita pela secretária Érika Lacet e pelo superintendente da Controladoria Regional da União em Pernambuco, Fábio Araújo, na sede da SCGE, no Recife.

 

“Esse acordo tem uma grande importância, porque vai nos permitir atuar de maneira integrada com a União. Através de troca de metodologias de auditoria, sistemas, informações e dados, poderemos implementar melhores práticas de controle interno, com o objetivo de aprimorar a gestão pública”, destacou a secretária, ressaltando outras ações desenvolvidas em parceria com a CGU. “Já há algum tempo temos trabalhado em conjunto com a CGU, como no Observatório da Despesa Pública (ODP). Ainda recentemente firmamos um outro convênio na área de correição e estamos apoiando o concurso de desenho e redação que a eles estão promovendo”.

 

O superintendente Fábio Araújo reafirmou que a parceria irá contribuir para unificar esforços nas ações que já estão sendo desenvolvidas entre as instituições. “A CGU entende que essa formalização é muito relevante, porque vai proporcionar que as controladorias troquem ainda mais experiências, inovações e iniciativas. Trabalhando de forma conjunta, conseguiremos resultados ainda mais positivos para a administração pública e para a sociedade”, destacou.

 

O intercâmbio de informações técnicas, o acesso a sistemas informatizados e o compartilhamento de bases de dados também fazem parte do convênio, que tem vigência até junho de 2024. O ato de assinatura do acordo contou com a participação de Ana Clara Mesquita, analista de planejamento e orçamento da CGU; além de Daniel Penaforte e Renato Cirne, respectivamente, chefe de gabinete e assessor técnico da SCGE.

 

CONCURSO – Em sua 11a edição, o concurso de Desenho e Redação da CGU visa despertar nos estudantes o interesse em temas como controle social, ética e cidadania, por meio da reflexão e do debate desses assuntos nos ambientes educacionais, na família e na comunidade. As inscrições estão abertas até 23 de agosto de 2019. Inscrição e informações, no site https://educacaocidada.cgu.gov.br/programas/desenho-redacao.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99849.0175