SCGE inspira projeto educacional em São Lourenço da Mata

O trabalho desenvolvido pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) no intuito de orientar e esclarecer a sociedade sobre combate à corrupção, cidadania, acesso à informação, controle social e transparência pública tem gerado bons frutos. A partir de palestra proferida pela coordenadora de Atendimento ao Cidadão, Luciana Silva, vinculada à Diretoria da Ouvidoria-Geral (DOGE/SCGE), em agosto de 2018, por exemplo, a Prefeitura de São Lourenço da Mata aprimorou o Programa Controlador Mirim, atual finalista do Prêmio MuniCiência 2019-2020, na categoria Municípios Inovadores.

 

Instituído pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Prêmio MuniCiência faz parte das ações do Projeto UniverCidades, cujo objetivo é reconhecer e disseminar as iniciativas das administrações públicas municipais com impacto positivo e transformador na sociedade. Recentemente, técnicos da CNM estiveram em São Lourenço da Mata para conhecer mais de perto o Programa Controlador Mirim, coordenado pela Controladoria-Geral do Município; bem como na sede da SCGE, no bairro do Espinheiro, Recife, onde conversaram com Luciana.

 

“A SCGE busca se aproximar dos municípios, dando apoio não só em relação a implantação de ouvidorias, mas em outras ações de controle social, levando o conhecimento técnico, incluindo a legislação vigente, para quem nos solicitar. É uma parceria muito importante que traz bons resultados, como a participação de São Lourenço numa premiação nacional”, destacou Luciana.

 

Durante o encontro com os técnicos da CNM, ela também falou sobre o programa Controladoria em Ação, realizado pela SCGE, que em 2019 contou com a participação de mais de dois mil estudantes da rede estadual de ensino de Pernambuco. Essa atividade proporcionou aos alunos momentos de aprendizagem e reflexão sobre a importância da cidadania como parte fundamental na construção de uma sociedade melhor.

 

No Controladoria em Ação, além das palestras, os alunos das unidades de ensino participaram de um ‘teste de honestidade’, onde bombons foram colocados em uma área de circulação da escola e afixado cartaz explicando que os próprios alunos poderiam pegar e pagar pelo produto, sem intermediários. Nenhum vendedor ou câmera vigiando. “O resultado dessa dinâmica surpreendeu positivamente”, frisou Luciana.

 

FINALISTA – São Lourenço da Mata foi a única cidade do Estado classificada para a etapa final do prêmio. A votação ocorre até o dia 31 de março de 2020, e para participar, basta acessar o site https://municiencia.cnm.org.br/principal/votacao_online_19_20 e votar. De acordo com o controlador-geral do município, Felipe Silva, é muito importante a participação da população para que São Lourenço da Mata seja campeão. “Peço que todos votem e divulguem o nosso programa Controlador Mirim, que já está entre os dez melhores do Brasil. Precisamos dar essa visibilidade nesse programa que é inovador”, frisou.

 

O Programa Controlador Mirim tem por finalidade fomentar nas unidades escolares do município programas educacionais voltados ao exercício ativo da cidadania, da ética e da cultura da Integridade, contribuindo na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. O projeto conta com a participação dos alunos das escolas municipais do ensino fundamental II (6º ao 9º ano), sendo um total de oito unidades de ensino e dez participantes em cada uma delas, chamados de “Controladores Mirins”.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028