SCGE participa de encontro de ouvidorias ambientais

10 de Setembro de 2019 ← ver outras

O assessor da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) Marcelo Barradas representou a pasta durante o III Encontro de Ouvidorias Ambientais, que aconteceu na última quinta-feira (05), no auditório do Parque Estadual de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife. O evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), junto SCGE, contou com a participação de ouvidores e fiscais das esperas federal, estadual e municipal com atuação na área de meio ambiente.

 

Coordenado pela ouvidora da Semas, Sylvia Costa, o encontro contou com mais de 20 representantes, entre gestores e fiscais dos municípios do Recife, Paulista e Nazaré da Mata, além das ouvidorias das agências estaduais de Meio Ambiente (CPRH) e Pernambucana de Águas e Clima (Apac), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/PE) e membros da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma). O objetivo foi debater estratégias de divulgação do serviço de ouvidoria aos cidadãos e apoiar a ação dos gestores e fiscais, garantindo rapidez e eficiência nas respostas à sociedade.

 

Com o tema “O papel estratégico da ouvidoria”, Marcelo Barradas, que atua diretamente na Ouvidoria-Geral do estado (OGE), fez um balanço das principais ações do Estado nos últimos anos, com o objetivo de promover o controle social. A rede de ouvidorias, atualmente com 62 unidades, dividida entre ouvidoria-geral, central, setorial, especiais e núcleos, atua para atender às cerca de oito mil manifestações recebidas por mês, entre elogios, reclamações, pedidos de acesso e denúncias. Em 2018, Pernambuco registrou 94.260 manifestações e, em 2019, os números devem passar de 100 mil.

 

De acordo com ele, a OGE tem como meta que as demandas, incluindo pedidos de acesso (com base na Lei de Acesso à Informação - Lei Federal 12.527/11 e Lei Estadual 14.804/12), sejam respondidas no prazo, com efetividade e eficiência. “Temos uma taxa de resolutividade de cerca de 85% das demandas que chegam das mais diversas áreas de atuação, como saúde e educação. Esse é um percentual muito bom, que coloca a nossa ouvidoria em destaque no Brasil”, explicou.

 

Uma das interessadas em obter apoio da estrutura de ouvidoria do estado é a Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata, que teve como representante no encontro a diretora de Meio Ambiente, Shalana Costa. O município realiza desde 2018 ações de fiscalização. Segundo a gestora municipal, “o intuito da nossa participação é buscar o apoio para o melhor entendimento das políticas públicas e no auxílio na organização da política municipal como um todo”, ressaltou.

 

  

 

Informações e fotos: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas)

Fonte: 



Pernambuco sedia II Assembleia Geral da Rede Nacional de Ouvidorias

Pernambuco sediou, na última quinta-feira (12), a II Assembleia Geral da Rede Nacional de Ouvidorias. Com representantes de todas as regiões brasileiras, o..

saiba mais

Controladoria do Estado participa de encontro sobre gestão de riscos

Mais de vinte gestores da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) participaram, na última quarta-feira (11), do II Encontro de Gestão de Riscos da...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018