SCGE presta apoio na implantação do Programa de Integridade

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), por meio da Diretoria de Correição (DCOR), vem promovendo uma série de ações para fomentar a cultura da integridade no setor público e privado de Pernambuco. Dentre as iniciativas, tem trabalhado no apoio, orientação e consultoria aos órgãos da administração estadual, para que seja implantado um programa de integridade em suas estruturas.

 

Entendimento neste sentido foi feito com a Secretaria de Defesa Social (SDS). No mês de outubro, integrantes da SCGE e da SDS se reuniram, presencialmente, para tratar do tema. No primeiro encontro, a secretária da SCGE, Érika Lacet, e o diretor da DCOR, Filipe Castro, apresentaram ao secretário da SDS, Antônio de Pádua, e sua equipe, a Política de Governança do Estado.

 

“Nessa reunião, foi dada ênfase ao Programa de Integridade, cujos pilares são comprometimento da alta administração; instância responsável; análise de perfil e riscos; estrutura das regras e instrumentos de integridade; e monitoramento”, disse a secretária Érika Lacet. “O secretário de Defesa Social demonstrou bastante interesse em implementar a iniciativa na pasta, pois entendeu que trará uma maior segurança para a gestão da SDS”, complementou.

 

Também participaram desse encontro, Mateus Brito, da Coordenadoria de Integridade e Governança da Administração Pública (CIG/DCOR); além de Flávio Duncan Meira Júnior e Shirley Cristine Veras de Souza, respectivamente, secretário-executivo de Gestão Integrada e assessora especial de Controle Interno da SDS.

 

No último dia 27, o diretor Filipe Castro, juntamente com Mateus Brito, Karina Nunes e Roberta Lobo – as duas também integram a equipe da CIG/DCOR –, estiveram na sede da SDS, no bairro de Santo Amaro, Recife. Na ocasião, o grupo da DCOR/SGCE apresentou as etapas de implantação do Programa de Integridade para a comissão designada a esse propósito na SDS.

 

Nesse encontro, foi deliberado que a comissão, formada por Shirley Cristina Veras de Souza, Ednaldo Júnior (superintendente da área Administrativa e Financeira) e Ana Carolina (gerente-geral de Planejamento), fará o diagnóstico da SDS e encaminhará para análise da equipe da DCOR até o dia 18 de novembro.

 

“É uma experiência muito interessante para a SCGE, pois tanto o secretário Antônio de Pádua, quanto os membros da comissão da SDS estão bastante comprometidos com a demanda, fator essencial para a implantação do programa”, comemorou Filipe Castro, lembrando que “o papel da SCGE é o de apoiar a comissão, por meio de repasses de conhecimentos, metodologias, ferramentas e modelos necessários à implantação”.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028