Secont debate a importância dos programas de integridade para o combate à corrupção

Evento contou com a participação do presidente do Conaci e do controlador-geral de Minas Gerais

 

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, participou na noite desta quinta-feira (13) do debate “A importância do Programa de Integridade para o combate à corrupção”, realizado na Universidade Vila Velha (UVV). Edmar Camata atuou como mediador da discussão, que contou com a presença do controlador-geral de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, e do presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Leonardo Ferraz. Também esteve presente o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Rodrigo Coelho. 

 

Edmar Camata ressaltou que no Espírito Santo o Governo optou pelo caminho mais difícil, que foi estabelecer o seu Programa de Integridade antes de cobrar que as empresas que vendem para o Estado façam o mesmo. 

 

 

Rodrigo Fontenelle apresentou o trabalho do Governo mineiro na elaboração do seu Programa de Integridade, e ressaltou a importância do envolvimento de todos os setores, da área operacional à alta administração, para que as ações sejam efetivas e alcancem o resultado esperado. 

 

Para o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, os Programas de Integridade vão muito além do combate à corrupção. "A perspectiva da integridade é mais profunda. Pressupõe mudança na cultura organizacional, e isso é algo que não acontece do dia para a noite", destacou. 

 

 

O debate foi promovido pela pós-graduação em Governança, Gerenciamento de Risco e Compliance, uma parceria entre a UVV e o Instituto de Governança, Integridade e Desenvolvimento Organizacional – IGIDO. 

O curador técnico Paulo Wanick e a coordenadora da pós-graduação, Ana Cintas, observaram que a instituição de programas de integridade possui diversos pilares, que quando implantados e monitorados permitem maior transparência em todos os processos institucionais e com os stakeholders.

“Quanto mais disseminarmos o tema e mais instituições aderirem, aumentaremos o grau de transparência e com isto minimizaremos a corrupção", disse Wanick. 

 

Informações à Imprensa:
Assessora de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br