Secont debate a importância dos programas de integridade para o combate à corrupção

14 de Fevereiro de 2020 ← ver outras

Evento contou com a participação do presidente do Conaci e do controlador-geral de Minas Gerais

 

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, participou na noite desta quinta-feira (13) do debate “A importância do Programa de Integridade para o combate à corrupção”, realizado na Universidade Vila Velha (UVV). Edmar Camata atuou como mediador da discussão, que contou com a presença do controlador-geral de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, e do presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Leonardo Ferraz. Também esteve presente o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Rodrigo Coelho. 

 

Edmar Camata ressaltou que no Espírito Santo o Governo optou pelo caminho mais difícil, que foi estabelecer o seu Programa de Integridade antes de cobrar que as empresas que vendem para o Estado façam o mesmo. 

 

 

Rodrigo Fontenelle apresentou o trabalho do Governo mineiro na elaboração do seu Programa de Integridade, e ressaltou a importância do envolvimento de todos os setores, da área operacional à alta administração, para que as ações sejam efetivas e alcancem o resultado esperado. 

 

Para o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, os Programas de Integridade vão muito além do combate à corrupção. "A perspectiva da integridade é mais profunda. Pressupõe mudança na cultura organizacional, e isso é algo que não acontece do dia para a noite", destacou. 

 

 

O debate foi promovido pela pós-graduação em Governança, Gerenciamento de Risco e Compliance, uma parceria entre a UVV e o Instituto de Governança, Integridade e Desenvolvimento Organizacional – IGIDO. 


O curador técnico Paulo Wanick e a coordenadora da pós-graduação, Ana Cintas, observaram que a instituição de programas de integridade possui diversos pilares, que quando implantados e monitorados permitem maior transparência em todos os processos institucionais e com os stakeholders.

“Quanto mais disseminarmos o tema e mais instituições aderirem, aumentaremos o grau de transparência e com isto minimizaremos a corrupção", disse Wanick. 

 

Informações à Imprensa:
Assessora de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br



Sistema de Controle Interno de Pernambuco é tema de palestra na PGE

O Sistema de Controle Interno da administração do Governo de Pernambuco foi o tema da palestra ministrada na tarde desta segunda-feira (17) pela secretária...

saiba mais

Inscrições abertas para o 1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção

As inscrições para o 1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção, que ocorrerá no próximo dia 11 de março, em Vitória, já estão abertas...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018