Secretaria Municipal de Transparência e Controle Interno de Palmas adere ao Conaci

A chegada de um novo órgão é sempre importante para gerar mais possibilidades de atuação e aprimorar as atividades de controle desempenhadas no país.

 

Na última segunda-feira, 06, o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) recebeu como novo membro a Secretaria Municipal de Transparência e Controle Interno, do Município de Palmas/TO. Capitaneada pela Secretária Municipal de Transparência e Controle Interno de Palmas, Vera Lucia Thoma Isomura, o órgão aderiu ao Conaci em busca de um intercambio de informações, e mais valor agregado para atuar em benefício do Controle Interno no município. E claro, consequentemente, a instituição vai obter mais ganhos para gestão. 

 

Para Isomura, a partir de agora a secretaria vai atuar de forma mais assertiva e poder dividir informações com os demais associados do Conaci. “A adesão ao Conselho Nacional de Controle Interno vai permitir potencializar a coordenação de ações junto à administração pública municipal para a promoção da construção de uma gestão pública mais eficiente e assertiva”, afirma. Ela ainda comentou que a novidade vai possibilitar um intercâmbio de conhecimentos, boas práticas e informações, o que vai gerar bons resultados para implementação e avaliação de políticas de controle na gestão.

 

A Controladoria Geral do Município de Palmas (CGM), departamento da Secretaria de Transparência e Controle Interno, órgão central do sistema de controle interno da Prefeitura de Palmas, desempenha um papel relevante na atuação que vai além de órgão de controle, sendo sua missão primordial oferecer apoio aos órgãos da administração pública municipal na execução de suas demandas de forma a salvaguardar, com total transparência, os atos e fatos de natureza pública. 

 

Preocupada em resguardar os bens públicos, no cenário atual, o controle interno atua em especial preventivamente em todos os processos de despesa. Dessa forma, mitiga-se significativamente a execução de despesas em desconformidade com a legislação. A adesão ao conselho vai contribuir muito para atuação do órgão. “Acreditamos que o acesso ao conhecimento e a participação das ações de interesse dos órgãos de controle interno de todo Brasil, coordenados pelo Conaci, contribuirá significativamente para a promoção do fortalecimento do Controle Interno do município de Palmas/TO”, comentou a secretária.

 

O analista de controle interno efetivo da Prefeitura de Palmas, atualmente ocupando o cargo de Controlador Geral na CGM, André Fagundes Cheguhem, ressaltou para a equipe do Conselho quais são as perspectivas com a adesão. “A filiação ao Conaci proporcionará, certamente, uma troca de experiências e capacitação com outros órgãos de controle interno no Brasil na busca de ampliar a efetividade do nosso trabalho, no dia a dia das atividades do corpo de servidores da CGM. Esperamos contar com a valiosa colaboração dos demais membros como fonte de informações e boas práticas”, comenta André. 

 

O controlador também fez questão de lembrar que Palmas é a capital mais nova do país, criada a partir da Constituição de 1989, completando em 2020 apenas 31 anos. Logo, o processo de fortalecimento das instituições é permanente em toda a administração pública. Sendo assim, a CGM, por meio da Secretaria, não destoa da realidade que a cerca, e requer constante aprimoramento das atividades que desempenha. Por isso, o ingresso ao Conselho vai permitir mais evolução ao órgão.

 

Faltam apenas quatro

 

Com a chegada do município de Palmas, restam apenas quatro capitais que ainda não são filiadas ao Conaci. É certo que o trabalho desempenhado pela instituição visa contribuir efetivamente para o Controle Interno no Brasil, além de gerar ganhos significativos para os órgãos acoplados. A gestão do Conselho acredita que a mudança só é possível por meio da união de forças. Ainda não é membro? Filie-se!