Seminário discute importância da cultura da integridade 

14 de Fevereiro de 2020 ← ver outras

O  debate inédito sobre a cultura da integridade reuniu dezenas de estudantes e jovens atendidos pelo programa Territórios pela Paz (TerPaz), na tarde de quinta-feira (13/02), no teatro Margarida Schivasappa, no Centur, em Belém. O  evento, que iniciou com uma roda de conversas com a participação de autoridades públicas, encerrou com palestra do jornalista Caco Barcelos. A promoção foi da Auditoria Geral do Estado (AGE). Durante o debate, as autoridades destacaram a importância da efetivação de uma cultura de integridade, como fator preponderante para o crescimento sustentável das organizações, sejam públicas ou privadas. Para o auditor-geral do Estado, Giussepp Mendes, por ter como base a ética e a transparência, essa cultura deve ser fomentada para que as pessoas possam agir dentro da legalidade.

 

O  encontro trouxe também para discussão o emprego das técnicas de compliance, que visam evitar desvios ou irregularidades no processo de gestão, para que toda a organização possa cumprir as normas legais e as diretrizes das políticas públicas estabelecidas.  “Essa cultura de fazer o que é certo e com transparência é essencial na execução das ações públicas”, destacou Mendes. 

 

O tema do combate à  corrupção foi tratado pelo jornalista Caco Barcellos, um dos ícones da imprensa brasileira. Em suas palestra,  ele abordou os efeitos nocivos da corrupção e como a sociedade pode reagir e combater a impunidade.

 

 

A roda de debates do I Seminário de Estímulo à Cultura da Integridade foi mediada pela jornalista Vanessa Vasconcelos e contou com a participação, além do auditor-geral do Estado Giussepp Mendes, da assessora de integridade pública da Controladoria-geral do Estado do Rio de Janeiro, Vanessa Boechat; do controlador geral do Município de São Paulo, Gustavo Ungaro;  do procurador-chefe do Ministério Público Federal no Pará, Alan Mansur; do promotor de justiça do Ministério Público do Estado, Alexandre Tourinho; do delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Alberto Teixeira; da secretária estadual de Planejamento e Administração, Hana Ghassan, e da secretária estadual de Educação, Elieth Braga.

 

Fonte:

AGE/PA



Sistema de Controle Interno de Pernambuco é tema de palestra na PGE

O Sistema de Controle Interno da administração do Governo de Pernambuco foi o tema da palestra ministrada na tarde desta segunda-feira (17) pela secretária...

saiba mais

Inscrições abertas para o 1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção

As inscrições para o 1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção, que ocorrerá no próximo dia 11 de março, em Vitória, já estão abertas...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018