Seminário regional de ouvidorias é sucesso de inscrições

A poucos dias do Seminário Regional de Ouvidorias – Nordeste, que acontece nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Convenções, em Olinda, já foram contabilizadas quase 400 inscrições para as 18 palestras e cinco oficinas promovidas nos dois dias. Organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), o evento tem a proposta de debater assuntos relacionados à temática central: “Transformando problemas individuais em soluções coletivas”.

 

“Esta é a primeira edição do seminário e estamos muito felizes em receber e apoiar um evento desse porte em Pernambuco. É uma responsabilidade saber que pessoas de todo o Brasil estarão aqui para prestigiar a iniciativa, que vai discutir a importância do trabalho das ouvidorias e da participação social como agente fundamental de mudança e melhoria da gestão pública”, comentou a secretária Érika Lacet, que também é a ouvidora-geral do Estado.

 

De acordo com ela, o seminário é voltado para pessoas que trabalham com ouvidoria, acadêmicos e qualquer cidadão interessado no tema. A programação será aberta pelo ouvidor-geral da União, Valmir Gomes Dias; e pela secretária Érika Lacet. Ouvidorias em rede; O papel da ouvidoria em um Estado democrático; Qualidade da resposta – empatia com foco no atendimento personalizado; Pensando junto para mudar nossa cidade; Atendimento a pessoas com transtornos psiquiátricos; O cidadão brasileiro como agente contra a corrupção; e Dados abertos e controle social: desafios, e promessas são algumas das palestras programadas para o dia 10.

 

Já no dia 11 de setembro, serão realizadas oficinas destacando as temáticas Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho; Simplificação e carta de serviços; Criação e implementação de ouvidorias municipais; Gestão da informação para a transparência; e Tratamento de denúncias. As inscrições para o Seminário Regional de Ouvidorias – Nordeste são gratuitas e ainda podem ser feitas no site www.ouvidorias.gov.br.

 

REUNIÃO – Concluída a programação do seminário, está agendada para o dia 12 a “II Reunião Ordinária da Rede Nacional de Ouvidorias”, da qual a secretária e ouvidora-geral Érika Lacet foi eleita como integrante do Conselho Diretivo, desde o último mês de maio. “Esse encontro possibilita nos aproximarmos de experiências de outros estados e municípios, fortalecendo o trabalho integrado e contínuo. Além disso, discutiremos ações e procedimentos visando a união de esforços no sentido de estimular iniciativas de ouvidoria a serem desenvolvidas em território nacional”, destacou. Ainda fazem parte do conselho representantes da Controladoria-Geral da União (CGU), Distrito Federal, Ceará, Amazonas e Porto Velho (RO).

 

SERVIÇO

Seminários Regionais de Ouvidoria – Nordeste

10 e 11 de setembro de 2019

8h30 às 18h

Teatro Beberibe (Centro de Convenções de Pernambuco – Olinda)

Inscrições e programação completa www.ouvidorias.gov.br

 

Fonte: