Seminário regional discute papel da ouvidoria pública

10 de Setembro de 2019 ← ver outras

“Um bom governo é aquele que ouve a população e se coloca próximo aos seus anseios, expectativas e dificuldades. Nesse sentido, o trabalho da Ouvidoria-Geral do Estado cumpre papel relevante na perspectiva de ser, no dia a dia, o canal direto entre o cidadão e o Estado”. Com essas palavras, a governadora em exercício de Pernambuco, Luciana Santos, abriu o primeiro Seminário Regional de Ouvidorias – Nordeste, que acontece nesta terça e quarta-feira (10 e 11), no Centro de Convenções, em Olinda. O evento é uma parceria entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). 

 

Cerca de 400 pessoas de 30 municípios pernambucanos e 17 estados brasileiros estão participando do encontro, que tem a proposta de mostrar a função estratégica das ouvidorias para o serviço público. “A efetiva participação e o controle sociais são ações indispensáveis à democracia. O ouvidor deve ter um lugar central na gestão, porque atua na defesa dos direitos da sociedade, zela também pela eficiência e pelo cuidado com a gestão e com as instituições”, avaliou a secretária da SCGE, Érika Lacet, que também é ouvidora-geral do Estado.

 

“Transformando problemas individuais em soluções coletivas” é a temática central do seminário, que contabiliza 18 palestras e cinco oficinas disponíveis aos participantes. Alguns dos assuntos abordados neste primeiro dia de atividades são Ouvidorias em rede; O papel da ouvidoria em um Estado democrático; Qualidade da resposta – empatia com foco no atendimento personalizado; Pensando junto para mudar nossa cidade; Atendimento a pessoas com transtornos psiquiátricos; O cidadão brasileiro como agente contra a corrupção; e Dados abertos e controle social: desafios, e promessas.

 

Para amanhã, estão programadas oficinas destacando as temáticas relacionadas ao Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho; Simplificação e carta de serviços; Criação e implementação de ouvidorias municipais; Gestão da informação para a transparência; e Tratamento de denúncias.

 

REUNIÃO - Concluída a programação do seminário, está agendada para o dia 12 de setembro a “2ª Reunião Ordinária da Rede Nacional de Ouvidorias”, da qual a secretária e ouvidora-geral Érika Lacet foi eleita como integrante do Conselho Diretivo, desde o último mês de maio. “Esse encontro possibilita nos aproximarmos de experiências de outros estados e municípios, fortalecendo o trabalho integrado e contínuo. Além disso, discutiremos ações e procedimentos visando a união de esforços no sentido de estimular iniciativas de ouvidoria a serem desenvolvidas em território nacional”, destacou. Ainda fazem parte do conselho, representantes da Controladoria-Geral da União (CGU), Distrito Federal, Ceará, Amazonas e Rondônia.

 

Fonte:

Juliana Fraga
Assessora de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028

 

 



Pernambuco sedia II Assembleia Geral da Rede Nacional de Ouvidorias

Pernambuco sediou, na última quinta-feira (12), a II Assembleia Geral da Rede Nacional de Ouvidorias. Com representantes de todas as regiões brasileiras, o..

saiba mais

Controladoria do Estado participa de encontro sobre gestão de riscos

Mais de vinte gestores da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) participaram, na última quarta-feira (11), do II Encontro de Gestão de Riscos da...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018