Servidores da CGE fazem parte da primeira turma de especialistas em Ouvidoria Pública do Brasil

Iniciativa inédita proporcionada pela parceria entre a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a CGU

 

Servidores da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) figuram na primeira lista de pós-graduados com especialização em Ouvidoria Pública do Brasil. O secretário adjunto de Ouvidoria Geral e Transparência, Vilson Nery, e a analista administrativo, Aline Landini, participaram dessa iniciativa inédita proporcionada pela parceria entre a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Controladoria Geral da União (CGU).

 

“É o primeiro curso no âmbito nacional de especialização de Ouvidoria Pública. Esses ouvidores e ouvidoras estão qualificados e antenados no que há de mais novo do ponto de vista de técnicas, de atendimento, de tratamento de informação”, frisou o adjunto da CGE.

 

Nos últimos anos, a atividade de ouvidoria no país vem passando por constantes mudanças tanto no âmbito da legislação, quanto tecnológicos e de comunicação com o cidadão. Posto isso, a especialização teve como objetivo de promover a atualização e a formação de novas habilidades e competências do ouvidor.

 

Para a analista Aline Landini a especialização colaborou para atualizar e ampliar os conhecimentos trazendo outras vivências que poderão ser aplicadas no Poder Executivo de Mato Grosso.

 

“Essa especialização permitiu que saíssemos um pouco do operacional, do dia a dia da ouvidoria, ampliando os horizontes, conhecendo o que está sendo feito no mundo. Por outro lado, como foi um curso de ouvidoria pública, não perdemos o foco das características e também dos dilemas da gestão pública”, ressaltou Aline Landini.

 

Acerca das expectativas relativas à aplicação dos saberes adquiridas durante o curso, Vilson Nery assegurou que a troca de experiências contribuirá sobremaneira para o aprimoramento dessa atividade, que é um setor essencial da administração que permite o diálogo entre o cidadão, usuário dos serviços públicos, e as unidades de gestão.

 

“Outro motivo importante e de muita alegria, é que esse curso mostrou os bons exemplos, o que há de novo e interessante do ponto de vista das ouvidorias em atividade do Brasil. Vários produtos da Ouvidoria Geral do Estado de Mato Grosso foram demonstrados no curso, então, para nós começa uma fase nova bem mais estruturada, qualificada, e agora estamos dentro desse rol privilegiado dos poucos ouvidores especialistas em ouvidoria pública no Brasil”, festejou Vilson Nery.

 

Além dos servidores da Controladoria, também finalizou a especialização em Ouvidoria Pública a ouvidora da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Márcia Cristina Ourives da Silva, somando três agentes públicos da Rede de Ouvidorias do Estado de Mato Grosso na relação de primeiros especialistas na área.

 

A pós-graduação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) teve duração de (01) um ano, com carga horária de 380 horas, turma que envolveu 132 alunos, entre eles, ouvidores de diferentes esferas de governo, gestores e agentes de serviços públicos e representantes da sociedade civil.

 

Fonte:

Ligiani Silveira
Analista Administrativo (Jornalista)
Assessora de Comunicação da CGE-MT
(65) 3613-4017 / 99982-0209