Servidores da SCGE participam do Congresso Brasileiro de Auditoria Interna

Realizado no período de 8 a 10 de novembro, o 40° Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai) contou com a expressiva participação de servidores de vários setores da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). Ao todo, foram cerca de 50, que receberam apoio da Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (ASCIPE), para fazer a inscrição. Promovido pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA), o Conbrai 2020 reuniu um público de mais de mil auditores internos de todo o País.

 

Em sua 40ª edição, o evento online teve como tema central de discussão “Auditoria Interna em um mundo disruptivo”. No decorrer dos três dias, foram abordados assuntos diversos, como Data Analytics, Compliance Tributário, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), e implementação da tecnologia num ambiente de redução de custos, apresentados por renomados profissionais das respectivas áreas. A integração com os congressistas se deu por meio de palestras, trilhas, painéis e mesa-redonda.

 

Foram momentos de intenso aprendizado para todos e, em especial, para os servidores da SCGE. “O Conbrai sempre traz reflexões atuais sobre o desenvolvimento da atividade de auditoria interna no âmbito nacional e internacional, nos proporcionando um autoexame e, consequentemente, a busca de melhoria em nossa atividade”, frisou a coordenadora de Auditoria de Obras Públicas, Cláudia França, que integra a Diretoria de Auditoria (DAUD/SCGE).

 

Para ela, um destaque do evento deste ano foi a abordagem da utilização massiva da tecnologia no desenvolvimento das atividades de auditoria e a necessidade da alfabetização tecnológica dos auditores. “As informações obtidas no Conbrai ampliam nossos horizontes no trabalho de auditoria interna, motivando o aprofundamento de novos conhecimentos e a atualização daqueles já internalizados”, reiterou.

 

Esse sentimento é compartilhado pela assessora especial de Controle Interno e ouvidora da SCGE, Daniela Gonzaga. “O evento, que figura entre os mais relevantes na área, traz atualizações sobre as melhores e mais recentes práticas globais”, enfatizou. Dentre os temas abordados nessa edição, ela destacou a implantação da LGPD, IA-CM e segurança da informação.

 

“Não posso deixar de ressaltar o imprescindível domínio dos processos e do negócio pelos profissionais do setor. Uma forte ênfase foi dada à necessidade de que seja desmistificado o uso de tecnologias de Inteligência Artificial para a análise de dados e automatização de processos, que reflitam na otimização de análises, respostas e resultados”, complementou.

 

Quem também participou da programação foi o assessor técnico da SCGE, Hugo Santiago. Em sua opinião, o Conbrai propicia o convívio com os desafios relacionados à auditoria interna nas instituições públicas e privadas. “Os temas abordados no evento tratam do que há mais relevante e contemporâneo, oportunizando a troca de experiências e o conhecimento de boas práticas na área”, pontuou.

 

IIA BRASIL – Fundado em 20 de novembro de 1960, o Instituto dos Auditores Internos do Brasil é uma associação profissional de fins não econômicos, que abrange as áreas pública e privada na prestação de serviços de formação, capacitação e certificação profissional para seus associados. A entidade é responsável pelo processo de obtenção de certificações internacionais, como o CIA (Certified Internal Auditor), além de promover debates, cursos técnicos, seminários e o Conbrai. Com sede em São Paulo, o IIA Brasil está entre os cinco maiores institutos de auditoria interna em atuação no mundo dentre os afiliados do The Institute of Internal Auditors (The IIA).

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028