Sistema de Ouvidoria do Estado melhora, mesmo com a pandemia

Com mais de 90 mil atendimentos em 2020, Rede de Ouvidorias dos órgãos do Governo de Goiás viu aumentar em 64% solicitações em relação ao ano anterior. Melhorias no sistema e nas estruturas físicas e de pessoal reduziram de 14 dias para 7 dias o tempo médio de respostas ao cidadão

 

Em 2020, foram registrados no Sistema de Ouvidoria do Estado de Goiás 91.701 atendimentos, o maior número desde a criação do sistema e o dobro em relação a 2018. Mesmo com esse aumento, o empenho das ouvidorias e a qualidade no atendimento ao cidadão melhorou significativamente. Por determinação do governador Ronaldo Caiado, o Sistema de Ouvidoria passou, em 2019, por uma remodelagem coordenada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), com a reestruturação das 46 ouvidorias setoriais nos órgãos e entidades públicas estaduais.

Os procedimentos foram alterados, as estruturas físicas e de pessoal reforçadas, os prazos para resposta ao cidadão tiveram que ser reduzidos e a qualidade e resolutividade das respostas melhoradas. Como resultado, mesmo com o aumento de 64% no número de manifestações, o prazo médio para responder às solicitações apresentadas pela população foi reduzido de 14 dias, em 2018, para 7 dias em 2020, um dos melhores índices das ouvidorias públicas do País.

Diante do cenário da pandemia, os principais canais utilizados pela população para entrar em contato com os órgãos do Governo de Goiás foram a internet, por meio do endereço www.ouvidoria.go.gov.br  (76%), o Vapt Vupt Digital (10%) e o telefone 0800 000 0333 (8%). No Sistema de Ouvidoria do Estado, o usuário pode fazer denúncia, solicitação, reclamação, elogio, comunicação ou pedido de informação, respaldado pela Lei de Acesso à Informação (LAI).

Os dez órgãos mais demandados pelos cidadãos em 2020 representaram 90% do total de manifestações. Foram eles: Secretaria de Educação (17.078 manifestações), Secretaria de Segurança Pública (9.439), Detran (6.752), Ipasgo (5.813), Saneago (3.500), Agência Goiana de Regulação – AGR (3.320), Secretaria de Economia (2.587), Secretaria de Administração (2.202), Secretaria da Saúde (1.431) e Universidade Estadual de Goiás- UEG (1.125).

Outro fator que demonstra o uso consciente da ferramenta é o aumento da participação do cidadão na pesquisa de satisfação realizada após a manifestação ser concluída pela ouvidoria demandada. A participação dos usuários nas respostas à pesquisa de satisfação também mostrou que 68% deles recomendaria o serviço de ouvidoria do Estado.

No dia 16 de março, comemora-se o Dia do Ouvidor. Segundo o ouvidor-geral do Estado e superintendente de Participação Cidadã da CGE, Danilo Carvalho, “a participação cidadã na administração pública tem crescido, e o usuário de serviços públicos tem se despertado para esse exercício de cidadania. "As ouvidorias realizam essa aproximação, na qual a administração pública oferece os serviços e o usuário aponta os desvios e os acertos. O cidadão fala o que mais precisa e o governo promove políticas efetivas, a partir dessas manifestações, para entregar aos goianos uma administração transparente e eficiente, como determina o governador”, ressaltou.

Serviço: Contatos da Ouvidoria do Estado de Goiás

Site: www.ouvidoria.go.gov.br

Telefone: 0800 000 0333

WhatsApp: 62 98324-0021

 

Fonte:
Comunicação Setorial

Controladoria-Geral do Estado de Goiás

F: 3201-5372