Webinar do Conaci abordou os indicadores de performance da atividade de auditoria interna

30 de Junho de 2020 ← ver outras

O evento teve o objetivo de promover um intercâmbio de informações entre os membros do Conselho e profissionais da área de auditoria interna sobre a reunião virtual do PEMPAL 

 

O webinar “Experiência Internacional: Indicadores da Atividade de Auditoria Interna” foi promovido, hoje, 30, pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O intercâmbio de informações entre os membros do Conselho e os profissionais da área é importante para a melhoria da gestão pública no país. O seminário abordou os indicadores de desempenho de processos (KPI) discutidos durante a reunião virtual do PEMPAL (Public Expenditure Managemente Peer Assisted Learning), no dia 02 de junho. 

 

O mediador do evento foi o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, que explicou um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo PEMPAL. Trata-se de uma rede formada por países da Europa e da Ásia Central e que foi criada para discutir temas relativos a controle interno, auditoria interna e finanças públicas. O Conaci é a única instituição do Brasil a participar da rede.  

 

Os KPIs são parte do processo de mensuração da performance da função de Auditoria Interna e estão ligados diretamente ao nível de maturidade da organização. O auditor do Estado do Espírito Santo, Denis Prates, apresentou os principais indicadores relacionados aos stakeholders externos, internos e aos clientes da auditoria e ressaltou que deve haver progresso nos KPIs, os quais devem ser sempre aperfeiçoados em uma perspectiva de melhoria contínua.

 

Letácio, controlador-geral do Estado da Paraíba, destacou a necessidade do processo de medição de performance da atividade de auditoria interna seguindo o IPPF. Destacou o IPPF 1300 - Programa de Garantia de Qualidade e Melhoria e dentro deste programa, seguindo a máxima de “o que não é medido não é gerenciado”, desenvolver os Indicadores de Processo Chave (KPIs).

 

A transparência foi um ponto abordado pelo secretário de Controle e Transparência do Estado do Espírito Santo, Edmar Camata, que exemplificou sua fala com os índices de transparência da Covid-19. Além disso, o secretário lembrou que a auditoria deve abastecer o controle social, observando quais os indicadores são realmente relevantes para a sociedade. 

 

Confira a apresentação do auditor Denis Prates aqui
 



Atuação da CGE gera economia de R$ 226 milhões para o Estado no primeiro semestre

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) analisou procedimentos de compras e contratações que somaram mais de R$ 4 bilhões no primeiro semestre de 2020, incluíd...

saiba mais

Pernambuco é destaque em novo índice de transparência da OKBR

Pernambuco alcançou a segunda posição entre os estados brasileiros na nova versão do Índice de Transparência da Covid-19 divulgado pela organização não gover...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018