Webinar Nacional: Transparência e combate à corrupção pela ótica de grandes instituições

Organizações como a OKBR, Transparência Internacional – Brasil e Secont/ES vão fazer parte do webinário que fala sobre transparência diante da pandemia.

 

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) apoia o evento promovido pelo Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT) “Transparência em Tempos de Covid-19: Ações Anticorrupção Diante da Pandemia” no próximo dia 20, às 15h. O webinar vai ser transmitido ao vivo no canal do YouTube do Instituto e conta com especialistas da área. Organizações como a Open Knowledge Brasil (OKBR), a Transparência Internacional – Brasil (TI-Brasil) e a Secretaria de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo (Secont/ES) vão fazer parte do evento.

 

Desde o início da crise, causada pela Covid-19, a OKBR e TI – Brasil promovem rankings para medir o nível de transparência dos estados e municípios, relacionados às informações sobre despesas ocasionadas pelas contratações emergenciais, advindas pela pandemia. O Espírito Santo, por meio da Secont, lidera os rankings sendo considerado o estado com maior índice de transparência e informação dos gastos públicos.

 

O IDCT tem como objetivo principal defender a cidadania e a transparência, além de ter como lema “capacitar para transformar o mundo”. Dessa forma, o webinar contempla os princípios do Instituto de maneira que os participantes vão entender como os órgãos estão trabalhando para mitigar a corrupção em meio à crise.

 

O jornalista, Orion Teixeira, é o convidado para mediar a conversa entre a diretora executiva na OKBR, Fernanda Campagnucci, a gerente de Apoio e Incidência Anticorrupção da Transparência Internacional – Brasil, Nicole Verillo, e o secretário de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Camata. A duração do evento é de 1h e 40 min e tem certificação do IDCT em conjunto com a Advocacia Geral da União (AGU).

           

Garanta sua inscrição AQUI

 

Sobre a OKBR

 

A Open Knowledge Brasil (OKBR), também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos e apartidária. Utilizam de ferramentas cívicas, projetos, análises de políticas públicas, jornalismo de dados para promover o conhecimento livre em diversos campos da sociedade. Além disso, tem como valor a transparência de suas atividades.

 

https://www.ok.org.br/

 

Transparência Internacional no Brasil

 

A Transparência Internacional é um movimento global com um mesmo propósito: construir um mundo em que governos, empresas e o cotidiano das pessoas estejam livres da corrupção. Atuamos no Brasil no apoio e mobilização de grupos locais de combate à corrupção, produção de conhecimento, conscientização e comprometimento de empresas e governos com as melhores práticas globais de transparência e integridade, entre outras atividades. A presença global da TI nos permite defender iniciativas e legislações contra a corrupção e que governos e empresas efetivamente se submetam a elas. Nossa rede também significa colaboração e inovação, o que nos dá condições privilegiadas para desenvolver e testar novas soluções anticorrupção.

 

https://transparenciainternacional.org.br

 

Secont/ES

 

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo foi denominada assim a partir de março de 2009, com o intuito de implementar novas atribuições e estrutura organizacional de controle e transparência. O Portal da Transparência foi um dos meios que a Secont encontrou para que a prevenção e o combate à corrupção fossem ampliados. Dessa forma, diante da pandemia, o Espírito Santo obteve nota máxima na avaliação da transparência das informações sobre contratações emergenciais promovida pela TI e OKBR.

 

https://secont.es.gov.br/