Webinar promovido pelo Conaci tem mulheres como referência

19 de Maio de 2020 ← ver outras

Transparência e Integridade em tempos de crise foi o assunto abordado no seminário online.

 

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) promoveu o Webinar: “Mulheres no Controle: Transparência e Integridade em Tempos de Crise” hoje, 19. As atividades contaram com referências femininas na área do controle, tendo como moderadora a secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União - CGU, Cláudia Taya. Além das palestrantes: Roberta Codignoto, consultora de Compliance, a gerente da Rede América do Sul e Coordenadora Digital na Alliance for Integrity, Amanda Rocha e a controladora-geral do Estado de Pernambuco, Érika Lacet. Foram mais de 100 pessoas presentes no seminário online.

 

O presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, abriu o evento reafirmando o papel fundamental das mulheres e a necessidade de valorizá-las e lembrou pesquisa recente que identificou que os países com as melhores estratégias no combate à pandemia são liderados por mulheres. Em seguida, passou a palavra para moderadora que iniciou o debate ressaltando a importância do comportamento de cada um de nós, individualmente, na promoção da ética. Além disso, Cláudia complementou com exemplos sobre as ações da CGU em meio à crise. 

 

“A integridade começa por nós” afirmou Roberta. A consultora falou do papel importante da sociedade em fiscalizar e analisar as condutas das empresas e dos órgãos públicos diante da pandemia.

 

Para representar o setor público, Érika, falou sobre o sucesso do Portal da Transparência de Pernambuco diante da pandemia do coronavírus, em que o estado está como primeiro colocado no Índice da Open Knowledge Brasil (OKBR), desde a primeira avaliação. Além disso, ela explicou sobre a dificuldade dos gestores em comprar e receber as aquisições emergenciais e relatou a insegurança jurídica neste momento. Explicou ainda que por meio da ouvidoria, o controle faz o papel de comunicação com a população. 

 

Amanda apresentou um pouco sobre os trabalhos da Alliance for Integrity no Brasil e no mundo e como eles colaboram para o combate à corrupção. Ela ainda comparou a emergência do H1N1 com o coronavírus, e mostrou a intensidade com que a Covid-19 está impactando os setores públicos e privados. “O Programa de Integridade prepara a empresa para um momento de crise” ressaltou a coordenadora e, logo em seguida,  mostrou as pesquisas da Alliance para os problemas observados durante a crise, como a paralisação das atividades, saúde dos colaboradores e a cultura de compliance.

 

A participante do evento, Ana Lúcia Pires Lessa, enviou à nossa equipe sua opinião sobre o evento e fez questão de comentar a importância de trazer temas relevantes em momentos difíceis. “Que alento ouvir mulheres tão engajadas na construção de valores como a integridade, cooperação e transparência. Agradeço pela oportunidade de participar”, expressou. 

 

Acompanhe nossas redes e fique por dentro de todo conteúdo que produzimos.

 

Não conseguiu participar do evento? Confira a íntegra aqui.

 

*Informamos que o material é meramente informativo e não pode ser reproduzido total ou parcialmente.

Alliance for Integrity - Amanda Rocha

 



Governo do Tocantins adota novas regras para procedimentos administrativos de responsabilização

Devido às restrições estabelecidas às interações sociais neste período de pandemia, novas regras são impostas aos procedimentos administrativos de responsabi...

saiba mais

Consulta pública sobre o Portal da Transparência continua até 15 de junho

A consulta pública sobre o Portal da Transparência, que iniciou na Agrotins 2020, 100% Digital, continua até o dia 15 de junho. Esta pode ser acessada...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018