Webinar promovido pelo Conaci tem mulheres como referência

Transparência e Integridade em tempos de crise foi o assunto abordado no seminário online.

 

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) promoveu o Webinar: “Mulheres no Controle: Transparência e Integridade em Tempos de Crise” hoje, 19. As atividades contaram com referências femininas na área do controle, tendo como moderadora a secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União – CGU, Cláudia Taya. Além das palestrantes: Roberta Codignoto, consultora de Compliance, a gerente da Rede América do Sul e Coordenadora Digital na Alliance for Integrity, Amanda Rocha e a controladora-geral do Estado de Pernambuco, Érika Lacet. Foram mais de 100 pessoas presentes no seminário online.

 

O presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, abriu o evento reafirmando o papel fundamental das mulheres e a necessidade de valorizá-las e lembrou pesquisa recente que identificou que os países com as melhores estratégias no combate à pandemia são liderados por mulheres. Em seguida, passou a palavra para moderadora que iniciou o debate ressaltando a importância do comportamento de cada um de nós, individualmente, na promoção da ética. Além disso, Cláudia complementou com exemplos sobre as ações da CGU em meio à crise. 

 

“A integridade começa por nós” afirmou Roberta. A consultora falou do papel importante da sociedade em fiscalizar e analisar as condutas das empresas e dos órgãos públicos diante da pandemia.

 

Para representar o setor público, Érika, falou sobre o sucesso do Portal da Transparência de Pernambuco diante da pandemia do coronavírus, em que o estado está como primeiro colocado no Índice da Open Knowledge Brasil (OKBR), desde a primeira avaliação. Além disso, ela explicou sobre a dificuldade dos gestores em comprar e receber as aquisições emergenciais e relatou a insegurança jurídica neste momento. Explicou ainda que por meio da ouvidoria, o controle faz o papel de comunicação com a população. 

 

Amanda apresentou um pouco sobre os trabalhos da Alliance for Integrity no Brasil e no mundo e como eles colaboram para o combate à corrupção. Ela ainda comparou a emergência do H1N1 com o coronavírus, e mostrou a intensidade com que a Covid-19 está impactando os setores públicos e privados. “O Programa de Integridade prepara a empresa para um momento de crise” ressaltou a coordenadora e, logo em seguida,  mostrou as pesquisas da Alliance para os problemas observados durante a crise, como a paralisação das atividades, saúde dos colaboradores e a cultura de compliance.

 

A participante do evento, Ana Lúcia Pires Lessa, enviou à nossa equipe sua opinião sobre o evento e fez questão de comentar a importância de trazer temas relevantes em momentos difíceis. “Que alento ouvir mulheres tão engajadas na construção de valores como a integridade, cooperação e transparência. Agradeço pela oportunidade de participar”, expressou. 

 

Acompanhe nossas redes e fique por dentro de todo conteúdo que produzimos.

 

Não conseguiu participar do evento? Confira a íntegra aqui.

 

*Informamos que o material é meramente informativo e não pode ser reproduzido total ou parcialmente.

Alliance for Integrity – Amanda Rocha