XV Encontro Nacional de Controle Interno homenageará personalidades que tenham contribuído para o fortalecimento da área no Brasil

Os critérios de escolha são contribuição para o fortalecimento institucional do Conaci e melhorias na área de controle e gestão pública.

 

Falta menos de um mês para o XV Encontro Nacional de Controle Interno, nos dias 25 e 26 de setembro. O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza promovem o evento, na capital do Ceará. O Encontro traz o tema “O Controle Interno como Instrumento de Aperfeiçoamento da Governança Pública” e homenageará com a comenda “Honra ao Mérito de Controle Interno” duas personalidades que tenham contribuído para o fortalecimento institucional do Conaci e para o desenvolvimento e fortalecimento do controle da gestão pública, reconhecendo-os pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

Conforme estipulado na Resolução N° 001 de 2014, do Conselho, a comenda é outorgada anualmente para até três personalidades, em duas categorias: contribuição institucional, seja ela pessoal ou profissional, para o desenvolvimento e fortalecimento do Conaci e contribuição honorífica, onde os homenageados são escolhidos por sua atuação no desenvolvimento do controle da gestão pública, consequentemente servindo à sociedade. É importante ressaltar que as autoridades podem concorrer somente em uma categoria, não podem ser membros atuais da instituição, ou ter sofrido qualquer tipo de sanção disciplinar por infração ao Código de Ética Profissional ou Estatuto dos Servidores.

 

As escolhas da vez

De acordo com o estatuto do Conaci, os candidatos são escolhidos na Reunião Técnica que antecede ao Encontro Nacional de Controle Interno. Por maioria de votos, na última edição da reunião, em junho, no Rio de Janeiro, os homenageados serão: o ex-governador do estado do Espírito Santo, Paulo Cesar Hartung Gomes, na categoria Contribuição Honorífica, pelo protagonismo na gestão do governo do Estado do Espírito Santo e no fortalecimento do controle da administração pública. Já na categoria institucional, a ex-presidente do Conaci, Maria Celeste Morais Guimarães, por todos os esforços dedicados ao fortalecimento da entidade.

Saiba mais sobre os escolhidos

 

Maria Celeste Morais Guimarães – Advogada e parecerista. Sócia Fundadora do Nemer & Guimarães Advogados. Árbitra credenciada pela CAMARB – Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil. Vice-Presidente da Comissão Especial de Falências e Recuperação de Empresas, do Conselho Federal da OAB para o triênio de 2019/2021. Presidente da Comissão Estadual de Direito Societário da OAB/MG para o triênio de 2019/2021. Doutora em Direito Empresarial e Mestre em Direito Comercial pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professora Titular de Direito Empresarial da Faculdade de Direito Milton Campos, período de 1988 a 2017. Membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), no qual atuou como Diretora do Departamento de Direito Empresarial. Membro e Presidente de Honra da Comissão de Falência e Recuperação de Empresas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais (OAB-MG). Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas (IBR). Membro Efetivo do International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy (INSOL). Conselheira de Administração certifi cada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e membro efetivo. Auditora Geral do Estado de Minas Gerais, atual Controladoria-Geral do Estado, período de 2003 a 2010 e Diretora Jurídica da Companhia Energética de Minas Gerais – Holding (CEMIG), da CEMIG Geração e Transmissão S/A e da CEMIG Distribuição S/A, período de 2011 a 2015.

 

 

Paulo Cesar Hartung Gomes – Economista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), iniciou suas atividades políticas na faculdade, tendo sido presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFES de 1978 a 1979. No fim da década de 1970, também participou do Comitê Brasileiro de Anistia (CBA) no Espírito Santo. Com a extinção do bipartidarismo em 29 de novembro de 1979 e a consequente reformulação partidária, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Nessa legenda foi eleito deputado estadual no pleito de novembro de 1982. Assumindo o mandato na Assembleia Legislativa do Espírito Santo em março do ano seguinte, presidiu a Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas entre 1983 e 1985. Em 15 de janeiro de 1985, foi um dos delegados do Espírito Santo ao Colégio Eleitoral que elegeu o sucessor do presidente da República, general João Batista Figueiredo, foi governador do estado do Espírito Santo de 1º de janeiro de 2003 até 31 de dezembro de 2010, e de 1 de janeiro de 2015 até 31 de dezembro de 2018.

 

Assessoria de Comunicação Conaci

E-mail: comunicacao@conaci.org.br