Paraná: encontro com novos prefeitos trata de transparência e controle das contas públicas

10 de Fevereiro de 2017 ← ver outras

No encontro de prefeitos de todas as regiões do Paraná e suas equipes na tarde da última segunda-feira (6) em Curitiba, nas dependências da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, durante o Encontro Município Transparente, promovido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), o Controlador Geral do Estado, Carlos Eduardo de Moura, enalteceu os trabalhos desenvolvidos pela Controladoria Geral da União no incentivo ao controle dentro das instituições públicas.

O evento contou também com a participação do superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, Adriano Marcos Furtado; do presidente da Associação dos Municípios do Paraná, o prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardo Antonio Ortina; e do chefe do Escritório do Ministério da Transparência e Controladoria Geral do Estado no Paraná, Moacir Rodrigues de Oliveira.

A atividade aconteceu simultaneamente em todos os 26 estados brasileiros e teve a abertura realizada pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU), Torquato Jardim. Foram apresentados aos administradores municipais ferramentas que possibilitam a capacitação sobre medidas de aperfeiçoamento da gestão, de prevenção e combate à corrupção e de incentivo à transparência.

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União registrou 5.268 inscritos em todo o Brasil, envolvendo 1.872 municípios. Em Curitiba, houve pelo menos 318 participantes, de 170 prefeituras paranaenses, além de técnicos e gestores de órgãos estaduais e federais. Durante o encontro, ainda foi lançado o Painel de Municípios, um site que consolida dados produzidos e coletados pelo Ministério desde 2012 sobre os 5.561 municípios brasileiros.

O objetivo é apoiar a gestão dos prefeitos, além de estimular nos cidadãos o exercício do controle social. A ferramenta permitirá a consulta sobre: relatórios de auditoria e fiscalização; valor de transferências de recursos federais; convênios celebrados com a União; denúncias e reclamações; operações especiais, além da relação de empresas declaradas inidôneas para contratar com Administração Pública.

Para o Controlador Geral do Estado, o importante é o intercâmbio de informação entre todos os gestores públicos, objetivando sempre um bem comum que é a transparência dos recursos públicos.

O Chefe do Escritório do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União no Estado do Paraná complementou que: “o objetivo da proximidade com as prefeituras é de que haja uma demanda crescente por capacitações, a exemplo do Encontro que se realizou”. Ele enfatizou a parceria que existe entre a CGE/PR e a CGU, que já começa a desenvolver atividades relevantes para atingir os objetivos propostos.

 

Mais informações sobre o Conaci:

Tríade Comunicação

comunicacao@conaci.org.br

(27) 3225-0099 / (27) 99973-4547



1º Congresso Internacional de Controle Interno e Auditoria traz referências do Brasil, Portugal e Angola

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Comunidade de Auditores dos Países de Língua Portuguesa (PLP), vai promover, nos dias...

saiba mais

Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco comemora 13 anos de atividade

Na última quinta-feira (14), comemora-se os 13 anos de atividades da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), instituída em 14 de outubro de 2008, e que hoje integra...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018