Pernambuco: SCGE estimula a capacitação de seus servidores

14 de Maio de 2019 ← ver outras

Atentos às novidades que possam de alguma forma contribuir para o desenvolvimento de um trabalho mais qualificado e sólido, os servidores da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) vêm marcando presença em eventos de grande porte, tanto locais quanto nacionais. Apoiando essas iniciativas que agregam conhecimento e inovação, a Controladoria tem apostado fortemente na capacitação permanente de sua equipe. Na última semana, por exemplo, servidores da casa participaram de dois eventos relacionados a áreas estratégicas da SCGE.

O primeiro deles ocorreu nos dias 07 e 08 de maio, com a participação de quatro servidoras ligadas à Diretoria de Ouvidoria (DOGE) no curso “Implantação e regulamentação de ouvidorias municipais”. Cerca de 50 pessoas participaram da programação promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).

“Na minha visão, o curso foi muito proveitoso principalmente porque reforçou a conscientização dos participantes municipais sobre a importância do papel da ouvidoria para a gestão de políticas públicas aos cidadãos. A partir do conhecimento adquirido, eles vão puder implantar a ouvidoria em suas cidades”, pontuou Maria Luiza Trindade, coordenadora da Rede de Ouvidorias. Além dela, participaram da formação Fernanda Rossiter, Isis Dalla Nora e Maria Luciana.

Já nos dias 10 e 11 de maio, o servidor Leonardo Pires, chefe da Unidade de Regularidade da Diretoria de Convênios e Regularidade (DCON), representou a SCGE no “PentahoDay 2019”. Realizado na cidade de Curitiba, Paraná, o evento teve como proposta a troca de ideias sobre o desenvolvimento da ferramenta. Na programação, palestras e mini-cursos, com trilhas de Business AnalyticsBusiness IntelligenceMachine LearningData Mining, Inteligência Artificial, Data-DrivenBig Data e Data Science.

De acordo com Leonardo, a plataforma Pentaho foi usada na elaboração da maioria dos painéis do Portal da Transparência de Pernambuco, na versão lançada em 2018. “Além de ser gratuita, é uma ferramenta muito eficaz”, frisa. A partir de agora, a plataforma será usada na automação dos processos relacionados ao "Monitoramento da Regularidade Estadual".

Fonte: 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)

E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br

Fone: (81) 3183.0941 / 99849.0175



Oficina destaca atividades da Ouvidoria

Promovida na manhã da última quarta-feira, dia 20, uma oficina de integração das ouvidorias monitoradas pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE). Em pauta, a...

saiba mais

Estado processa 27 empresas por irregularidades na cessão de créditos de ICMS

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) instaurou três processos administrativos de responsabilização para apurar o suposto envolvimento de 27 empresas em...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018