Presidente do Conaci palestra em evento do Ministério Público do Rio de Janeiro

19 de Junho de 2017 ← ver outras

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Roberto Amoras, participou hoje, dia 19 de junho, do evento “Edificando o Controle Interno”, promovido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania (CAO Cidadania).

Amoras, um dos quatro palestrantes convidados, abordou o tema “O controle interno e a atividade financeira dos municípios”. Também participaram o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem; a presidente interina do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Marianna Montebello Willeman, e o procurador-geral do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Paulo de Abreu Martins Teixeira.

O objetivo do evento, que aconteceu no edifício-sede do MPRJ, foi reunir os prefeitos fluminenses para apresentar projetos que contribuam para o fortalecimento dos instrumentos de governança, integridade e de controle na administração pública. Também estiveram presentes responsáveis pelo controle interno dos respectivos municípios, além de membros do MPRJ, com atribuição para a defesa do patrimônio público.

Segundo a promotora de Justiça Patrícia Villela, coordenadora do CAO Cidadania, a participação do Conaci foi fundamental. “É de extrema relevância que o Conaci seja um parceiro nesse projeto 'Edificando o Controle Interno', não só pela legitimidade que detém junto aos agentes que desempenham as atividades concernentes ao controle interno, como também pelo conhecimento e experiência que possui", ressaltou.

Para Amoras, o convite para participação no evento foi importante para que o Conaci pudesse entregar sua parcela de colaboração na construção do fortalecimento do controle interno dos municípios fluminenses, cumprindo com sua missão primordial. Segundo ele, muito além de apoiar a iniciativa do MPRJ, o Conaci vai apresentá-la aos parceiros como modelo a ser considerado por outros entes da Federação.

“Entendemos que esse projeto se consolidará para além de um ranqueamento, possibilitando que ao final de um período relativo seja possível avaliar os municípios e perceber que houve fortalecimento da iniciativa, principalmente ao criar condições para que os próprios municípios se autoavaliem e se comparem para que possam buscar as melhores práticas e, de uma forma mais acelerada, alavancar sua maturidade institucional para um patamar mais recomendado”, ressaltou.

Cartilhas com orientações gerais sobre controle interno foram distribuídas aos presentes, assim como foi apresentado o resultado do diagnóstico dos órgãos de controle interno das cidades do Rio de Janeiro. Três municípios também foram sorteados para receber a visita do MP para verificação, in loco, de inconformidades e realização de capacitação.

Leia matéria da cobertura do evento: http://www.mprj.mp.br/home/-/detalhe-noticia/visualizar/42613

Mais informações sobre o Conaci:

Ane Ramaldes

Assessora de Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Telefone: (21) 97500-4402

 



Rede Ouvir PE publica regimento interno

Em consonância com as disposições contidas no Protocolo de Intenções n° 01/2019, a Rede Pernambucana de Ouvidorias Públicas e Afins (Rede Ouvir PE) publicou...

saiba mais

CGE/MG lança novo Sistema de Auditoria que alavancará os resultados

Na última sexta-feira (09/04), a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais lançou novo sistema de auditoria, o e-Aud, que permitirá melhor interface com...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018