Rio de Janeiro: CGM recepciona novos servidores

07 de Junho de 2016 ← ver outras

A ambientação dos novos servidores da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro (CGM-RJ) ocorreu na última quinta-feira (2) com a participação dos concursados. O evento foi aberto pelo controlador-geral da CGM-RJ, Antonio Cesar Lins Cavalcanti, que falou sobre a importância de “oxigenar a instituição”, o que, segundo ele, seria uma evolução na forma de pensar a instituição. “É preciso se identificar com o Controle para levar à sociedade o que ela precisa”, disse ele, exaltando que o servidor da Controladoria trabalha com o Controle 24 horas por dia.

No primeiro painel, a subcontroladora de Gestão, Rosane Affonso, apresentou a Estrutura da CGM-RJ. Ela destacou a Missão, os Valores e a Visão da CGM e explicou aos recém-chegados um pouco sobre a estrutura da Controladoria e de sua Subcontroladoria. Já a subcontroladora de Integração e Controles, Angela Arezzo, apresentou os setores que estão ligados à sua pasta, a Subcontroladoria de Integração e Controles. São eles: Contadoria-Geral (CTG), Auditoria-Geral (ADG) e Coordenadoria Geral de Diretrizes e Informações (CGDI).

A assessora da Casa Civil, Vera Lopes, fez uma breve introdução sobre a estrutura da PCRJ e explicou sua legislação e suas atribuições. Discorreu também sobre o Plano Estratégico 2017-2020, dentro da Visão Rio 500 que, após pesquisar, descobriu que “melhorar a vida do carioca, tornando a cidade cada vez mais integrada e justa” é o que o carioca espera até os 500 anos do Rio. Segundo Vera, pelas suas próprias características, a CGM atuará em todos os temas que compõem esse planejamento, especialmente o que diz respeito à “Governança e reinvenção sustentável da máquina pública”, que busca uma gestão eficiente, inovadora e orientada para resultados e meritocracia e excelência dentro da máquina pública.

A assessora-chefe da CGM-RJ, Margarete Ramos, apresentou os meios de comunicação da Controladoria, com destaque para a Intranet, Boletim Prestando Contas e o Portal CGM-RJ, que contém todas as informações mais importantes da Controladoria e que pode ser acessado via http://www.rio.rj.gov.br/web/cgm.

Na parte da tarde, a primeira palestra abordou os direitos e deveres do servidor público da PCRJ, com apresentação da Lucia Maria Rocha Scofano, coordenadora, e Jussara Melo Stuart, gerente, ambas da Secretaria de Administração. Elas frisaram a importância da Cartilha do Servidor e demonstraram todos os benefícios de se trabalhar na Controladoria.

A Auditora-geral da CGM-RJ, Márcia Andréa dos Santos Peres, fez uma apresentação dinâmica sobre a ética do servidor público e destacou que, na Transparência Carioca, um dos primeiros itens abordados é “Ética e conduta de agentes públicos”. “Conhecer, praticar, cumprir e cobrar: isso resume o comportamento ético”, disse ela, afirmando que “é necessário cobrar a ética do outro servidor e que é preciso entender que nosso trabalho – as ações de controle – exige interação com outras pessoas, tornando a ética essencial”.

A assistente social da Previ-Rio, Mônica de Jesus Cesar, falou sobre o “Sistema de Previdência e Assistência da Prefeitura – Benefícios disponibilizados pelo Previ-Rio”. Segundo ela, “é necessário pensar no que pode acontecer no futuro”. Com isso, falou sobre aposentadoria e pensão; os direitos de usufruir dos auxílios natalidade, creche, adoção, educação, funeral, moradia e medicamento, além do Previ-Rio material escolar, benefício do aleitamento materno e do Plano de Saúde disponibilizado pela prefeitura.

Após 14 anos de história na CGM-RJ, a servidora aposentada Denise dos Santos Ferreira contou um pouco de sua trajetória na Controladoria. “Os valores que aprendi aqui levarei por toda minha vida”, disse ela, destacando as amizades que fez e a importância de manter um bom relacionamento no ambiente de trabalho.

Finalizando o dia, o gerente de RH, Luiz Carlos dos Santos Azevedo, abordou os “Temas frequentes em Recursos Humanos”, o dia a dia desse setor e o que os novos servidores viverão na Controladoria, além de assuntos de bastante interesse, como avaliação de desempenho, remuneração, férias e licença. “Vocês têm muito o que nos ensinar, e nós a ensinar a vocês”, concluiu.

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação Social (CGM-RJ)

E-mail: acs.cgm@pcrj.gov.br / acs.controladoria@gmail.com

Telefone: 21 2976-1515



Controladorias de Pernambuco e Minas Gerais trocam experiências na área de gestão de riscos

Fortalecer o processo de gestão de riscos já iniciado em sua estrutura organizacional. Esse é o foco da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) ao...

saiba mais

Atividades de controle interno contribuem para a eficiência da gestão pública

O controle interno é um dos macrossetores da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO) e atua na orientação e no monitoramento da correta aplicação do dinheiro público   Dentre ...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018