Rio de Janeiro: I Fórum Interno de Auditoria da CGM debate Prevenção e Combate à Corrupção

15 de Abril de 2016 ← ver outras

Aconteceu na última terça-feira (12), o I Fórum Interno de Auditoria da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro (CGM-RJ), sobre “Prevenção e Combate à Corrupção – qual o papel do Controle Interno?”, com apresentação de Adriano Lima da Costa, auditor de Controle Interno concursado do Distrito Federal e cedido à CGM-RJ, lotado no Gabinete da Auditoria Geral.

Durante sua apresentação, Adriano falou sobre o histórico da corrupção no país, as recomendações da ONU, a criação dos órgãos de prevenção, as leis brasileiras e informou o conceito de corrupção. “Corrupção não é um ato, é um fenômeno complexo, pois não há como definir direito o que é”, comentou. O auditor concluiu sua apresentação no fórum afirmando que “nosso trabalho do dia a dia já faz muito contra a corrupção”.

Em seguida, houve mesa de debate mediada por Paulo Sérgio Siqueira Bastos, auditor interno da Comlurb, e composta pelos seguintes servidores da ADG: Márcia Maria Revoredo, gerente de Auditoria da 1ª CAD; Luiz Francisco Barata Meireles, auditor interno da Fundação Rio Águas; Wagner Rosa, auditor da 1ª CAD; e Ricardo David Moraes e Silva, gerente de Auditoria da 3ª CAD, além do próprio palestrante.

Em sua primeira edição, o fórum foi uma iniciativa da Auditoria-Geral da CGM-RJ através do Núcleo Temático Integrado de Pesquisa & Inovação e teve como objetivo suscitar o envolvimento dos servidores e técnicos da Controladoria ao debate a respeito de um tema atual, uma vez que a sociedade tem demandado gradativamente ações de controle mais efetivas frente a denúncias de corrupção no setor público. A mesa de abertura contou com a participação dos integrantes do núcleo: Paulo Sérgio Siqueira Bastos, Guilherme Zenha Silveira, Renato da Silva Martins e Adriano Lima da Costa.

A auditora-geral da CGM-RJ, Márcia Andréa dos Santos Peres, finalizou o evento, afirmando que “o objetivo do fórum foi pensar em como o Controle Interno age para prevenir a corrupção e como colaborar para ter uma sinergia de proposta de todos os presentes”.

——————————————

Informações para a imprensa:

Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro – CGM-RJ

E-mail: acs.cgm@pcrj.rj.gov.br

Telefone: (21) 2976-1515

Site: www.rio.rj.gov.br/web/cgm



Rede Ouvir PE publica regimento interno

Em consonância com as disposições contidas no Protocolo de Intenções n° 01/2019, a Rede Pernambucana de Ouvidorias Públicas e Afins (Rede Ouvir PE) publicou...

saiba mais

CGE/MG lança novo Sistema de Auditoria que alavancará os resultados

Na última sexta-feira (09/04), a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais lançou novo sistema de auditoria, o e-Aud, que permitirá melhor interface com...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018