Espírito Santo: Servidores lotam auditório em Aracruz para palestra sobre transparência e combate à corrupção

20 de Setembro de 2017 ← ver outras

“Precisamos disseminar, cada vez mais, o conceito e a prática da transparência. O caminho para a melhoria da gestão é esse, e está em nossas mãos fazer a diferença no município, no Estado e no País”. Essa foi uma das afirmações do secretário de Controle e Transparência do Estado do Espírito Santo (Secont), Eugênio Ricas, para uma plateia atenta que lotou o auditório das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), no Norte do Estado, para ouvi-lo falar sobre ferramentas que permitem aumentar o controle social, prevenir e combater a corrupção.

A palestra foi realizada em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), com objetivo de apresentar o projeto “Secont na Estrada”, criado pela secretaria para disseminar boas práticas e contribuir para o aprimoramento da gestão nos municípios.

O evento reuniu aproximadamente 150 servidores municipais e autoridades de Aracruz e João Neiva. Participaram da palestra a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Gabriel Amâncio de Souza Porto, o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, o secretário de Administração do município, Luciano Forrechi, e o presidente da Câmara de Aracruz,Alcântaro Filho, entre outros.

Nesta edição, o projeto “Secont na Estrada” passou por uma reformulação e será desenvolvido em parceria com a Esesp. A previsão é que, ainda neste ano, sejam oferecidos workshops com duração de 4 horas, compartilhando com municípios de todas as regiões do Estado conhecimentos da Secont sobre transparência pública, ética e combate à corrupção.

Para que os servidores municipais entendam como vai funcionar o projeto neste ano, o secretário Eugênio Ricas está participando da abertura de alguns cursos da Esesp, com palestras para mostrar um pouco do trabalho da Secont. Esta foi a terceira palestra. As outras duas ocorreram em Vitória e Vila Velha.

Durante a apresentação, o secretário destacou o papel da transparência na melhoria dos serviços prestados à sociedade. “O Governo do Estado já tem o Portal da Transparência mais bem avaliado do País, mas queremos disseminar esse conhecimento para todos os municípios, com objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade de forma mais ampla. Esse tema precisa ser cada vez mais discutido. Os governos têm o dever de dar transparência aos gastos e a sociedade tem o direito de acompanhar e cobrar o bom uso dos recursos públicos”, ressaltou Eugênio Ricas.

O prefeito de Aracruz elogiou a iniciativa. “Essa palestra é muito importante para que todos os servidores possam entender essa forma de fazer uma gestão transparente, e para que possamos transferir isso também na prestação de serviços à sociedade”, afirmou JonesCavaglieri.

Ações nos municípios

As apresentações são realizadas pela Secont nos municípios que estão recebendo as ações de capacitação da Esesp e cujos cursos abordam assuntos relacionados à temática projeto do "Secont na Estrada". Nesta semana, por exemplo, os servidores de Aracruz, João Neiva e policiais militares participam do curso “Direito Administrativo”.

Sob o comando do docente Carlos Vinicius Azevedo, a formação tem como objetivo levar os participantes a reconhecerem e aplicarem os princípios da Administração Pública na prática cotidiana, entre outros. Por meio de exposição de conceitos e exemplos práticos, eles podem atualizar conhecimentos e sanar dúvidas.

A disponibilização do curso faz parte do programa “Novas Competências na Gestão Municipal”, desenvolvido pela Escola de Governo. A intenção é auxiliar as prefeituras no desenvolvimento de competências e práticas dos seus servidores, nas mais diversas áreas, por meio da oferta de cursos e outras soluções didáticas.

Segundo a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, a palavra da vez é parceria. "É possível construirmos projetos e políticas públicas muito mais efetivas quando encontramos parceiros que aceitam caminhar junto com a gente. As duas ações que realizamos aqui hoje são fruto desse trabalho em equipe", disse.

Informações para a imprensa: 

Assessoria de Comunicação da Secont-ES

E-mail: flavia.martins@secont.es.gov.br

Telefone: (27) 3636-5354 / (27) 98895-1695

Twitter: @secontes

Instagram:  secont.es

Facebook:  ESTransparencia

www.secont.es.gov.br

Mais informações sobre o Conaci:

Ane Ramaldes

Assessora de Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Telefone: (21) 97500-4402



PGE e SCGE promovem webinário sobre sistema estadual anticorrupção

A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) e a Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE) promovem, na próxima terça-feira (11/5), às 14h...

saiba mais

CGE Tocantins leva orientação técnica a servidores da Secretaria de Segurança Pública

Técnicos da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO) se reuniram nesta quarta-feira, 5, com servidores da área de planejamento da Secretaria de Se...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018