Mato Grosso do Sul: Governo promove capacitação em controles internos

23 de Junho de 2016 ← ver outras

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, acompanhando a tendência nacional, identificou a necessidade de fortalecer seu Sistema de Controle Interno, visando ao aperfeiçoamento da eficiência da gestão pública.

Com efeito, os princípios elencados no “caput” do artigo 37 da Constituição Federal, quais sejam a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, são norteadores da proficiência na Administração Pública.

Nesse sentido, o Governo celebrou um Acordo de Empréstimo com o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD (Banco Mundial), sendo que parte dos recursos serão utilizados para capacitação e treinamento de servidores, com o objetivo de incrementar a qualidade na prestação dos serviços públicos.

Na demonstração dos esforços engendrados nessa vertente, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) promoveu convite às empresas elegíveis a expressarem seu interesse em prover serviços de capacitação para auditores, oportunidade em que, por ser referência mundial na matéria, o Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) foi selecionado.

Além de servidores da Agesul, participam do treinamento auditores da Auditoria-Geral do Estado (AGE), haja vista que o chefe do Poder Executivo Estadual encaminhou à Assembleia Legislativa proposta de lei dispondo sobre a implementação da Controladoria-Geral do Estado, cujas atribuições serão desempenhadas pelos Auditores.

Sobre a capacitação

O curso abrange dois módulos (AUDI I e AUDI II), sendo cada um deles realizado para duas turmas, totalizando 60 servidores, no período de 5 a 30 de junho.

Sérgio Maciel, instrutor e membro da equipe de avaliadores de Quality Assessment – Q.A do IIA Brasil, valeu-se de seus 35 anos de experiência em Auditoria Interna em instituições públicas e privadas para conduzir o treinamento com muita competência, auxiliando os participantes na abordagem sistemática dos temas tratados.

A capacitação contemplou relevantes questões alusivas à adoção das normas internacionais; Manual de Auditoria Interna com detalhamento das fases de planejamento, execução, relatório e follow up; Código de Ética; Plano Anual de Atividades; Estatuto da Auditoria Interna; testes de auditoria; riscos operacionais; papéis de trabalho, dentre outros, enfocando a necessidade de fortalecimento da governança corporativa.

Informações para a imprensa:

E-mail:  age@fazenda.ms.gov.br

Telefone: (67) 3318-3294



Último dia da reunião do Conaci em Goiás tem discussão sobre programas de integridade e melhoria da gestão pública

A gestora e consultora do Banco Mundial (Bird), Suzana Amaral, abriu o último dia da 40ª Reunião Técnica promovida pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), promovida em parceria com a ...

saiba mais

“Prêmio Fortaleza Transparente” reconhece a qualidade no atendimento ao cidadão

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município iniciou a entrega do "Prêmio Fortaleza Transparente: Os Gestores Municipais em Compromisso com os cidadãos”, que está certificando e premiando as...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018