Mato Grosso: Estado mostra ao TCE como estão as providências para melhoria da gestão

04 de Abril de 2017 ← ver outras

O secretário-controlador geral do Estado de Mato Grosso, Ciro Rodolpho Gonçalves, entregou, na última segunda-feira (03.04), ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), relatório acerca do andamento dos 30 Planos de Providências referentes às contas anuais de Governo do exercício de 2015.

O documento contém 30 ações elaboradas pelos órgãos estaduais para corrigir os apontamentos feitos pelo TCE no último parecer prévio das contas do Governo de Mato Grosso (Parecer Prévio nº 01/2016). Das 30 providências, 41% já foram implementadas e 59% estão em implementação.

Entre as providências estão as medidas adotadas pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges) para reconduzir as despesas de pessoal aos limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Destaque também para as ações da CGE de fortalecimento das Unidades Setoriais de Controle Interno (Unisecis) a fim de tornar o controle interno mais preventivo à ocorrência de erros e falhas na gestão dos recursos públicos.

Entre as medidas estão: criação de sistema eletrônico para aplicação de checkl ists (lista de verificações) das atividades de gestão fiscal, patrimonial, de aquisições, de transferências e de pessoal das secretarias e capacitações acerca das funcionalidades dos sistemas eletrônicos corporativos do Governo de Mato Grosso.

O secretário-controlador destacou que a elaboração do relatório acerca dos Planos de Providências não é uma exigência do TCE, mas demonstra o empenho do Estado em atender as recomendações e determinações do Tribunal pela melhoria da gestão pública.

“Este relatório não é  um anexo obrigatório do manual de remessas do TCE, mas o fazemos em respeito ao Tribunal, o qual é um cliente do Governo no sentido de dar feedback acerca de alguns caminhos que precisamos priorizar e aprimorar. Dos apontamentos do Parecer Prévio n. 01/2016-TCE, algumas providências foram adotadas em 2016. As que estão em implementação, demonstramos no relatório seu status e número do processo para o monitoramento do Tribunal”, comentou.

Para elaboração do relatório, a CGE identificou as secretarias responsáveis pelas impropriedades e oficiou os gestores para adoção de medidas efetivas. Posteriormente, a Controladoria realizou reuniões com representantes das áreas envolvidas para auxiliar na definição das ações, dos responsáveis e do prazo necessário para concretização de cada providência.

O relatório com a sintetização e compilação de todas as ações foi elaborado pela CGE, que, agora, cabe monitorar como estão sendo executados os Planos de Providências, no sentido de analisar a situação e promover eventuais ajustes durante a implementação das ações corretivas.

As áreas envolvidas são as seguintes: CGE, Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC), Mato Grosso Previdência (MTPrev), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Cidades (Secid), Educação (Seduc), Fazenda (Sefaz), Gestão (Seges), Segurança Pública (Sesp), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Planejamento (Seplan) e Infraestrutura (Sinfra).

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE-MT

E-mail: ligianiaraujo@controladoria.mt.gov.br

Telefone: (65) 3613-4017 / 9664-5208 / 9982-0209

Site: www.controladoria.mt.gov.br

Mais informações sobre o Conaci:

Ane Ramaldes

Assessora de Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Telefone: (27) 99973-4547



Combate à corrupção: SCGE é piloto de programa nacional

O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que será lançado no próximo dia 20 de maio, às 10h, é um projeto colaborativo que tem como principal obj...

saiba mais

Rede de Ouvidorias de Pernambuco debate sobre o Planejamento Estratégico 2021-2023

Mais de 45 integrantes da Rede de Ouvidorias Estadual estiveram reunidos na manhã da última quinta-feira, dia 13, debatendo sobre os próximos passos do Plane...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018