33ª RTC debate os resultados de 2019 e agenda para o próximo ano

A 33ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (RTC) começa hoje, dia 4, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador. Os dois dias de evento vão discutir assuntos voltados às agendas administrativa e técnica de 2020, proposição de resoluções, além de apresentações de boas práticas relacionadas ao controle interno. O evento tem como anfitriões a Auditoria-Geral do estado da Bahia e a Controladoria-Geral do município de Salvador e conta com a participação de 36 membros do conselho, reunindo controladores, auditores e secretários de vários estados e regiões do país.

 

O objetivo da reunião é estabelecer o diálogo e a união entre as diversas controladorias do Brasil para que haja integração nas suas atividades, a fim de aprimorar os mecanismos de controle aplicados no país. Luis Augusto Rocha, auditor geral do estado da Bahia, ressalta a importância da RTC para o incessante trabalho da instituição na melhoria da gestão pública “Estamos em um processo de conscientização dos gestores e sociedade sobre a relevância do controle interno para contribuir com a gestão pública no Brasil. As pautas discutidas vão contribuir para os trabalhos realizados em todas as controladorias no país”. 

 

A reunião vai acompanhar as atividades relacionadas ao  Planejamento Estratégico Conaci 2019-2021 e a  participação do Conaci no Fórum PEMPAL IACOP.  Apresentar os principais resultados das ações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) também faz parte da pauta. Para Maria Rita Goes, controladora geral do município de Salvador, a reunião vai aprimorar as atividades de controle no país. “Unidos somos mais fortes. Esse momento de debate aprimora as atividades desenvolvidas no país relacionadas ao controle interno, e consequentemente, aumenta a qualidade da gestão pública”.

 

 As apresentações  “Processo de Avaliação de Controles Internos dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso”, “Auditoria em precatórios: potencial relevante em economia de recursos” e “Mecanismos de aplicação consensual do regime disciplinar dos servidores: estudo de caso – PL 855/2019 do município de Belo Horizonte” fazem parte  das atividades estabelecidas para RTC. 

 

 

Confira o vídeo da reunião.