35ª RTC promove deliberações e resultados para o Controle Interno no Brasil

Pela primeira vez na história do Conselho Nacional de Controle Interno, a Reunião Técnica foi virtual, devido à Covid-19. 

 

A 35ª Reunião Técnica do Conaci (RTC) aconteceu hoje, 06, de forma virtual, e contou com a presença de 70 participantes, dentre membros do Conselho e servidores. O presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, ressaltou a realização, durante o período da pandemia, de 5 reuniões virtuais para troca de experiências entre os órgãos de controle, que resultaram na criação de diversos manuais pelos órgãos membros e da página Covid-19 no site do Conaci, além da promoção de 4 webinars pela instituição. 

 

A reunião foi repleta de discussões e deliberações para o futuro da instituição e seus desdobramentos para contribuir com o controle interno no país. Dentre as deliberações, vale destacar a apresentação da secretária de Controladoria, Ouvidoria e Transparência de Fortaleza e presidente da Comissão Científica do Conselho, Luciana Lobo, sobre o concurso de artigos do Conaci, que será lançado em breve. 

 

Os presentes puderam debater assuntos importantes, como o posicionamento da instituição em assuntos relacionados ao Controle Interno. Devido à pandemia causada pelo Covid-19, a agenda do Conselho foi modificada, e, por isso, a 35ª RTC também foi espaço para uma conversa sobre a nova agenda 2020. O presidente anunciou que em setembro será realizado o Ciclo de Debates do Controle Interno, com o apoio da Controladoria-Geral da União. A secretária executiva da instituição, Renata Rezende, apresentou a prestação de contas da parceria com o Banco Mundial e, em seguida, o consultor especializado do BIRD (Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento), Wesley Matheus, exibiu os resultados da pesquisa que faz parte do projeto   "Diagnóstico Nacional de Controle Interno", provando, assim, as contribuições que vão ser divulgadas, em breve, para todo Brasil.

 

O Controle Interno é de extrema importância para a gestão do país e agrega valor às instituições, resultando em melhoria de processos e melhor uso dos recursos públicos. Pensando nisso, a direção do Conaci, juntamente com a assessoria de comunicação, apresentou a versão final da campanha “Não existe gestão sem controle”. Durante meses, a Ascom trabalhou com a produção de vídeos e artes que serão divulgados para sensibilização dos gestores e da população. A jornalista e assessora de comunicação do Conselho, Thais Venturatto, apresentou o trabalho para os membros durante a RTC.

 

Para mais informações sobre as atividades do Conaci ou dúvidas, envie um e-mail para comunicacao@conaci.org.br