Aprender para agregar: Conaci promove curso IA-CM para membros 

Encerra hoje, 15, o treinamento sobre o “Modelo IA-CM”, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que teve início na última segunda-feira, 12. Com duração de 16h, o treinamento foi voltado aos servidores dos nossos órgãos membros e teve o objetivo de orientar e capacitar os participantes a identificar os fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva. O responsável pelo treinamento foi o coordenador-geral de Métodos, Capacitação e Qualidade (CGMEQ) da Controladoria-Geral da União (CGU), Sérgio Filgueiras.Mais de 160 servidores participaram do curso. 

 

O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) é um framework internacionalmente reconhecido que se presta a ser uma ferramenta estratégica, uma estrutura para autoavaliação e avaliações externas e um roteiro para melhoria e desenvolvimento da gestão.

 

Filgueiras apresentou os pontos importantes para quem atua com o Modelo na Auditoria Interna Governamental, destacando a necessidade de ter atributos como: avaliação e consultoria; sistemática e disciplinada; independência e objetividade.

 

O professor ressaltou que o IA-CM é uma ferramenta importante para que "a gente possa se conhecer como uma organização de auditoria, para se posicionar, saber onde estamos e para que a gente possa traçar estratégias para onde eu quero ir e como eu vou agir para chegar lá". Além disso, Filgueiras explicou a contribuição do modelo para as atividades dos órgãos. "O IA-CM te coloca em um novo patamar, te alinha com normas internacionais que ajuda a trabalhar olhando para o futuro, não olhando para trás. Eles te ajudam a conduzir trabalhos de auditoria que melhoram os controles, melhoram a governança de uma organização", pontuou.

 

A secretária-executiva do Conselho, Renata Rezende, explicou o histórico do Modelo de Auditoria Interna no Brasil. “ O IA-CM é atualmente a ferramenta estratégica nacional recomendada aos membros do Conaci, com o objetivo de fortalecer a atividade de Auditoria Interna Governamental no Brasil, mediante a parceria instituída desde 2014 entre o Conselho e o Banco Mundial (World Bank). Em 2018, a Controladoria-Geral da União (CGU), a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) firmaram o Acordo de Cooperação Técnica nº 474/2018, visando a integração e troca de experiências relativas ao IA-CM, resultando assim na elaboração de uma ferramenta padronizada para autoavaliação com base no modelo, bem como em um roteiro com maior detalhamento e exemplificações sobre o IA-CM.”

 

Segundo Rezende, o Conaci aderiu ao citado Acordo, em 2019, possibilitando a participação dos demais membros. No mesmo ano, com o intuito de intensificar a disseminação do Modelo, o Conselho aprovou a Resolução nº 06/2019, recomendando o IA-CM como referencial metodológico. Logo em seguida, promoveu, em Brasília, na sede do Banco Mundial, uma capacitação de alinhamento sobre a metodologia para representantes de mais de 20 órgãos de controle interno do Brasil. A partir desse treinamento, houve a seleção de cinco controladorias para implementação do Modelo, de forma a promoverem sua autoavaliação e receberem validação do Banco Mundial, por meio de representantes das controladorias-gerais que já adotam o IA-CM como referencial estratégico.

 

“O novo treinamento no Modelo, agora em formato virtual, possibilitou a participação de mais de 150 servidores dos nossos órgãos membros, num esforço constante do Conaci para o aprimoramento da atividade de Auditoria Interna Governamental. Atualmente, no Brasil, apenas uma controladoria alcançou o nível 2 de maturidade no IA-CM. O que se espera dos membros do Conaci é o alcance do nível 3”, ressalta a secretária-executiva que coordenou as atividades do curso em tempo integral.

 

Durante a instrução, o professor Sérgio reforçou o propósito da Auditoria Interna Governamental: "proteger e agregar valor à gestão, com foco em governança, gestão de riscos e controles internos". 

 

Acesse os materiais disponibilizados durante o curso, no link abaixo: https://cgugovbr-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/sergio_paula_cgu_gov_br/EmYX7I7Igj5DgnV2AQEW1AABGPsdhK_7GyvEM_RmJ8_KoQ?e=k7VEHz