Boas práticas de controle interno são destaques em publicação da Controladoria-Geral de Pernambuco

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), por meio da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC), lançou a primeira edição do Caderno de Boas Práticas de Controle Interno. O trabalho, que tem como proposta divulgar as ações exitosas desenvolvidas pelas Unidades de Controle Interno (UCIs) das secretarias e órgãos do Poder Executivo estadual, assim como incentivar e promover o intercâmbio de conhecimentos técnicos, está disponível para consulta e download no site da SCGE.

 

A diretora da DMAC, Cristiana Borges, destaca que o documento apresenta os procedimentos implementados, até outubro de 2020, por algumas das 48 UCIs que integram o Sistema de Controle Interno (SCI) do Governo de Pernambuco. ?São experiências que podem ser replicadas em outros órgãos e entidades, contribuindo, assim, para o aprimoramento dos controles e elevação do grau de maturidade do Sistema?, ressalta, lembrando que, ao todo, o caderno reúne 23 práticas executadas por 14 unidades, algumas delas participando com mais de um trabalho.

 

Este é o caso da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), que selecionou quatro iniciativas para compor o documento. ?Ficamos muito felizes em poder participar e colaborar com o Caderno de Boas Práticas da SCGE. Para nós é gratificante contribuir para a melhoria da gestão pública através de nossas experiências do dia a dia. A publicação da Controladoria possibilita a troca de experiências e de conhecimento técnico entre as UCIs, de forma que possamos fortalecer os mecanismos de governança, transparência e controle da administração pública estadual?, frisa Julieny Siqueira, titular da UCI da secretaria.

 

Além da Seduh, o Caderno de Boas Práticas da DMAC/SCGE inclui, ainda, trabalhos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (AGE), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe), Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) ? estas duas últimas instituições, vinculadas à Secretaria de Defesa Social (SDS).

 

As secretarias de Educação e Esportes (SEE), de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), de Turismo (Setur) e de Políticas de Prevenção à Violência e as Drogas (SPVD), além do Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape) e da Universidade de Pernambuco (UPE), também têm trabalhos inseridos na publicação.

 

Serviço:

Caderno de Boas Práticas de Controle Interno da SCGE

Disponível no link:  www.scge.pe.gov.br/sistema-de-controle-interno

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028