Capacitar para aprimorar: Conaci e CGDF promovem a V Semana de Controle

O tema do evento é a atuação integrada na gestão e no controle com resultados para a sociedade.

 

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) será coorganizador da quinta edição da “Semana de Controle”, evento tradicionalmente organizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). Nos dias 11, 12 e 13 de maio, de forma virtual, especialistas na área vão debater temas importantes para aperfeiçoar as ações de controle no Brasil. Auditores da área, servidores públicos do DF, dos municípios, dos estados e do Governo Federal, e demais interessados vão poder entender mais sobre o tema proposto: “Gestão e Controle – atuação integrada com foco nos resultados para a sociedade”.

 
O evento conta com o apoio da Escola de Governo (Egov), do Escritório de Assuntos Internacionais do DF (EAI) e do Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT). A Semana de Controle é voltada para a capacitação e para o aperfeiçoamento técnico de servidores das áreas de Auditoria Interna, Transparência e Controle Social, Ouvidoria, Correição, Governança, Compliance e Gestão Interna.

 

Leonardo Ferraz, presidente do Conselho, comenta a importância da entidade estar em parceria com a CGDF para esta iniciativa. “O Conaci acredita que só é possível existir um controle eficaz se for por meio de ações preventivas, e levar conhecimento para servidores da área é justamente isto. A capacitação qualificada eleva os níveis de atuação e, consequentemente, aprimora os mecanismos de controle existentes. O controle é feito por pessoas e capacitá-las é garantir sucesso para os órgãos que atuam na área”, ressalta.

 

O controlador-geral do Distrito Federal, Paulo Martins, explica que o evento é um momento para se discutir os assuntos que envolvem controle interno e externo e aperfeiçoar essas ações no intuito de melhorar e profissionalizar cada vez mais a gestão no serviço público. “Este ano vamos ter exemplos de experiências internacionais, o que vai ampliar a visão de todos os participantes da Semana, proporcionando novas informações e até mesmo novos procedimentos que podem ser implementados no âmbito nacional”, conta.

 
O seminário será transmitido pela TV Controladoria DF no Youtube. O encontro virtual vai contar com apresentação e um moderar para cada painel, a fim de garantir maior interação com o público que vai acompanhar as atividades ao vivo, e poderão enviar dúvidas pelo chat.

 
As inscrições serão necessárias apenas para aqueles que desejam receber a certificação ao final do evento, emitida pela Escola de Governo do Distrito Federal (Egov). O link de inscrição vai ser divulgado no dia e ficará disponível na descrição do vídeo. As atividades dos 3 dias vão acontecer das 14h30 às 17h.

 
Programação

 

No primeiro dia da V Semana de Controle da CGDF, 11 de maio, será realizada a abertura do evento, às 14h30, com a participação do controlador-geral do Distrito Federal, Paulo Martins; do presidente do Conaci, Leonardo de Araújo Ferraz; e da diretora-executiva da Egov, Juliana Neves Braga Tolentino.
 

Em seguida, os participantes vão assistir à palestra magna “Gestão e comunicação em tempos de pandemia”, com o palestrante comportamental, especialista em Psicologia Positiva, consultor de RH, educador e coaching, Ricardo Barros.

 
Neste primeiro encontro, também será promovido o primeiro painel com o tema “Atuação Integrada do Controle em prol da melhoria da gestão pública”. Os convidados serão o subcontrolador de Controle Interno da CGDF, Gustavo Lírio; a subcontroladora de Correição Administrativa da CGDF, Ismara Roza; e a ouvidora-geral do Distrito Federal, Cecília Souza da Fonseca. O debate será moderado pelo presidente do Conaci, Leonardo Ferraz.

 
LGPD e tecnologia

 

No dia 12 de maio, segundo dia da V Semana de Controle da CGDF, os participantes vão discutir sobre um tema atual e fundamental para órgãos públicos e empresas: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A moderadora Soraia Ferreira Quirino Dias, da Controladoria-Geral de Minas Gerais (CGE-MG), conduzirá o debate com a secretária da Controladoria-Geral de Pernambuco (SCGE-PE), Érika Lacet, que vai falar sobre as formas de adequação à LGPD. Além disso, o ouvidor-geral adjunto da União, Fábio Valgas, vai explicar a Lei de Acesso à Informação (LAI) relacionada à LGPD.
 

Logo em seguida, vai acontecer um debate sobre a tecnologia aliada à transparência e ao controle, com o moderador Paulo Martins, controlador-geral do DF, e convidados da Controladoria-Geral do DF, com o tema “Tecnologia aliada à transparência e ao Controle”.
 

Experiência europeia

No terceiro e último dia da Semana de Controle, 13, serão dois painéis. O primeiro tem o objetivo de proporcionar aos participantes uma visão de como foi e é “A Regulamentação da Proteção dos dados pessoais no Brasil e na Europa”, trazendo um contraponto com a experiência europeia. Será debatido também o tema “Governança, Transparência e Controle”, abordando a visão do controle externo e a gestão de riscos como instrumento de governança.

 

*Com informações da CGDF