CGE avança na implantação do Modelo IA-CM no órgão

Após autoavaliação, foi traçado um plano de ação para cumprimento do nível 2 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna até 31 de dezembro de 2022

 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) continua avançando nas ações para a implantação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) no órgão.

 

Como resultado da autoavaliação realizada com base do Modelo IA-CM, foi traçado um plano de ação para cumprimento do nível 2 do modelo até 31 de dezembro de 2022. O assessoramento e o monitoramento da execução do Plano de Ação serão realizados pela Coordenadoria de Auditoria Interna (COAUD) com apoio técnico de suas células de auditoria de desempenho, regularidade e especializada em obras públicas.

 

“Está em nosso Planejamento Estratégico para 2020-2022, como projeto prioritário, a implantação da metodologia IA-CM. Essa metodologia possibilita a identificação dos elementos necessários para o desenvolvimento de uma auditoria interna efetiva no setor público, elevando o grau de maturidade da atividade de auditoria interna”, afirmou a coordenadora de Auditoria Interna da CGE, Ana Luiza Cruz.

 

“Na CGE, a meta é chegarmos ao nível 3 do IA-CM, nível em que seremos capazes de entregar serviços que agregam valor às organizações, contribuindo para a melhoria das atividades desempenhadas e, consequentemente, para o atingimento dos resultados planejados pelos órgãos e entidades do poder Executivo Estadual. Estamos trabalhando forte na implantação das ações estabelecidas no nosso Plano de Ação.”

 

O QUE É O IA-CM?

O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público é uma metodologia internacionalmente reconhecida que visa possibilitar a identificação dos elementos necessários para uma auditoria interna efetiva, de modo a fornecer um plano sequencial, lógico e evolutivo para o desenvolvimento da auditoria.

 

O IA-CM é atualmente a ferramenta estratégica recomendada aos membros do Conselho Nacional de Controle (Conaci), com o objetivo de fortalecer a atividade de auditoria interna governamental no Brasil, mediante a parceria instituída desde 2014 entre o Conaci e o Banco Mundial (World Bank).

 

Fonte: 

CGE-CE