CGE celebra Dia Estadual do Auditor de Controle Interno

Comemorado no dia 20 de novembro de cada ano, o Dia Estadual do Auditor de Controle Interno é uma forma de homenagear os profissionais que trabalham com o objetivo de fiscalizar e acompanhar os atos da administração pública estadual, sejam eles de caráter orçamentário, financeiro ou patrimonial.

 

17 anos de carreira

 

Na útima sexta-feira (20), a carreira completa 17 anos de implantação no Estado.Para contar um pouco dessa história, auditores de controle interno, que se juntaram à carreira ao longo desse tempo, falam sobre a importância da profissão.

 

“A importância de ser auditor de controle interno está na possibilidade de contribuir para a melhoria de vida da população pelo controle do gasto publico garantindo a melhoria de qualidade, eficiência e eficácia desses gastos. Cada missão concluída é um grão de areia na melhoria da Administração Publica Estadual. Isso por si só é gratificante. A motivação da escolha do Cargo de Auditor de Controle Interno é exatamente saber que estou a cada dia contribuindo de alguma forma para a melhoria da vida da população cearense”. Carlos Eduardo Lopes, auditor de controle interno há 16 anos, atuando na área de Correição.

 

“Quando decidi fazer parte dessa carreira, o que pesou mais foi a possibilidade de aprender cada vez mais sobre o funcionamento do serviço público de uma forma geral, já que um auditor de controle interno tem a possibilidade de atuar em todas as áreas, todas as políticas, além de poder contribuir com a melhoria desses serviços”. Ítalo Brígido, auditor de controle interno há 14 anos, atuando no Observatório da Despesa Pública do Estado.

 

“Ser auditora de controle interno pra mim representa auxiliar o Governo no exercício de sua função, otimizando os recursos públicos, propondo melhorias nos controles e contribuindo para a eficiência do gasto público. O que me motiva é sentir que meu trabalho resultou em alguma melhoria para o serviço público, seja na economia de recursos, seja na melhoria de processos ou atividades”. Isabelle Camarão, auditora de controle interno há 14 anos, atuando na área de Correição.

 

Dia Estadual do Auditor de Controle Interno 

 

O Dia Estadual do Auditor de Controle Interno foi instituído por meio da Lei Estadual nº 14.294, de 7 de janeiro de 2009, passando a data a ser comemorada no dia 20 de novembro de cada ano. A data foi convenientemente escolhida por ser a mesma da fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – Audibra, no ano de 1960, na qual já é comemorado nacionalmente o Dia do Auditor Interno.

 

Profissionais qualificados

 

Atualmente, a CGE conta em seu quadro institucional com 59 auditores de controle interno. Dos quais, 45 possuem especialização, 53 mestrado, cinco doutorado, sete estão em fase de conclusão de doutorado e um possui pós-doutorado.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação CGE-CE

(85) 3101-3474

comunicacao@cge.ce.gov.br

www.cge.ce.gov.br | ouvidoria.ce.gov.br