CGE comemora 18 anos de criação e Dia Estadual do Ouvidor

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) comemorou na última sexta-feira (25), em cerimônia virtual via Youtube, os 18 anos de criação do órgão de controle interno cearense e o Dia Estadual do Ouvidor. A solenidade contou com o lançamento da publicação Enunciados CGE e com homenagens em reconhecimento pela contribuição ao Sistema de Controle Interno Estadual e às Ouvidorias com melhor desempenho em 2019 e 2020.

 

O secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, destacou a caminhada do órgão para se consolidar como referência nacional. “Eu reconheço na CGE uma instituição íntegra, ética e transparente que trabalha não só para o Poder Executivo, mas principalmente para todo o povo cearense”.

 

 

“A CGE tem como missão coordenar e exercer atividades de Transparência, Ouvidoria, Correição, Auditoria Governamental, Ética e Controladoria no Poder Executivo, contribuindo para a melhoria da gestão pública e do controle social, em benefício da sociedade. Posso dizer assim, que somos os olhos e os ouvidos do Governo do Estado. Os olhos porque trabalhamos a transparência e o controle interno do Estado e os ouvidos, porque somos o órgão responsável principal canal de comunicação do cidadão com o Estado. Nossa atividade é fundamental para a gestão pública.”, destacou.

 

A solenidade virtual contou ainda com a realização das palestras “O Moderno Conceito de Controle Interno e seus novos Desafios”, proferida pelo ex-ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, a “Ética nas Ouvidorias”, proferia pela presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, Inês Fornazaro.

 

 

 

Lançamento

Aproveitando a ocasião do aniversário de 18 anos do órgão, foi lançada a 2ª edição dos Enunciados CGE. A publicação, elaborada pela equipe da Célula de Harmonização e Orientação, reúne as principais orientações técnicas e normativas relativas a consultas realizadas pelos órgãos e entidades do Estado ao corpo técnico do órgão de controle cearense.

 

Clique aqui para acessar a publicação.

 

Homenagem

 

Pela contribuição ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, a CGE homenageou o ex-secretário da CGE e atual secretário executivo de Acompanhamento de Projetos Especiais da Casa Civil, Flávio Jucá, e o analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), Cleyber Medeiros.

 

Dia do Ouvidor

 

Reconhecendo a importância dos ouvidores setoriais do Estado, a CGE não poderia deixar de homenagear todos os profissionais que se dedicam a auxiliar o cidadão no diálogo com os gestores públicos do Estado. Durante o evento, os representantes das Ouvidorias setoriais do Estado avaliadas com melhor desempenho nos anos de 2019 e 2020 falaram sobre a importância do serviço e sobre a responsabilidade do papel do ouvidor.

 

Também foi homenageada na ocasião, a teleatendente Larissa Ricardo pelo melhor desempenho entre os profissionais da categoria que atuam na Central de Atendimento Telefônica 155, localizada em Canindé.

 

Clique aqui para acessar o vídeo do evento e conferir as palestras ministradas e as homenagens aos ouvidores.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação CGE-CE

(85) 3101-3474

comunicacao@cge.ce.gov.br

www.cge.ce.gov.br | ouvidoria.ce.gov.br